20070702

Vizela

Vizela é uma cidade e concelho com 7 freguesias, 2 urbanas ( S.Miguel, S.João), 5 rurais ( Infias, S.Paio, Sto.Adrião, Sta.Eulália e Tagilde), constituído em 19 de Março de 1998.

O crescimento social , cultural , económico e cultural está presente essencialmente nas freguesias urbanas, deve haver mais descentralização. Para exemplo diria que dos parcos 1 milhão de euros do "tempo de Guimarães" passou-se para 15/20 milhões actualmente.

A rede viária, o urbanismo ( com algum ataque à paisagem), criação de estruturas na área cultural e comercial, a reabilitação do Parque das Termas e a construção do Fórum Vizela, foram algumas das mais valias para o Concelho.

Há "dores de cabeça" na despoluição do colorido Rio Vizela, na construção dos paços do Concelho, e no autismo e alguma arrogância do Poder Político, fazem de Vizela uma Terra ainda longe da satisfaçãoe do bem-estar geral, não esquecendo o "cancro" do Vale do Ave, o desemprego e a consequente imigração principalmente para Espanha.

Quem viu Vizela à 10 anos atrás não a reconhece hoje. Vizela está muito melhor. Valeu apena a luita pelo Concelho. Visitem Vizela.

9 comentários:

Francesca/FF:L disse...

http://www.transylvaniandutch.com/jblog.html


` ~Jewish Bloggers Webring~
This is a webring for Jewish bloggers. There are two main requirements to join. You must be Jewish. You must have a blog, weblog, and/or online journal/diary.

This webring is for everyone who considers themselves Jewish. If you feel you're Jewish, then you are. It doesn't matter if you are Reform, Conservative, Orthodox, Modern Orthodox, Traditional, or Reconstructionist. I am not going to quiz you on your family history. It doesn't matter which of your parents were Jewish, or if you converted.
Obviously, no sites with anti-Semitic content. If you're self-loathing, seek help.

The HTML ring code should be placed on the same page as your blog to make it easy for travellers to find.

I cannot be on every site every day, so if any member of the ring sees a site in the ring they feel is in violation of the simple restrictions above, or if you find a broken link in the ring,


a hug

Francesca

Jose Silva disse...

Caro José Manuel,

Não se esqueça que o blogue é de natureza multi-munincipal. Tem que publicar artigos com maior abrangência do que o concelho de Vizela !

Anónimo disse...

Caro, José Silva não quero de modo algum contrariar o "espírito" do Blogue.Mas pergunto o artigo "acima" deste tem um âmbito inter-municipal? Tem, fala do Futebol Clube do Porto!

Cumprimentos.

J. Fernandes disse...

Agora n vamos cada um falar aki da sua aldeia, o blog é do norte e lanço o alerta, falta incuir aqui nas discussões a zona sul do Norte nomeadamente St Maria Feira, S. João Madeira etc, n se esqueçam que a esponor vai pra la!!

Rui Rocha disse...

Sem querer, também, contrariar o espirito do blog, penso que seria uma ideia interessante fazer apanhados, da evolução dos últimos anos, das várias cidades do Norte. Acabava até por não ir contra o espirito do blogue, uma vez que as várias cidades constituem a região.
Fica a ideia....

J. Fernandes disse...

Concordo, mas gostaria de ver aqui um Post para podermos comentar sobre o urbanismo no Norte, como sabes aqui multiplicam-se as cidades, e nos devemos reflectir sobre o futuro ds mesmas.
N podemos correr o risco de andar numa competição pelo betão a ver quem cresce mais ou constroi mais!

Fica aqui o pedido, eu pelo menos ia achar bonito ver o que cada um espera da sua região em particular e do norte no seu todo.

Rui Rocha disse...

Sim o que eu disse pode se também aplicar em regiões: Alto Minho, Vale do Ave, AMP, Alto Douro, etc..

Jose Silva disse...

Caro José Manuel,

A referência ao FCPorto ou eventualmente ao Braga ou outro club serão sempre residuais. Não faltam blogs sobre futebol e com muito mais audiência. De qualquer modo vou estudar a sugestão do Salem para haver «apresentações» de certos territórios.

JOSE ALBERTO BRITO RIBEIRO,

PF indique blogs de Entre Douro e Vouga a convidar.

J. Fernandes disse...

josé silva,
infelizmnete não conheço nenhum blog do Entre Douro e Vouga, eu sou do minho, podem é no entanto alargar as nossas discussões e analises até essas regiões...

cumprimentos do minho...

Leituras recomendadas