20070718

Da epifania regionalista ou como os cabelos brancos podem ser sinal de cegueira política

Porto Sempre - Revista da Câmara Municipal do Porto (um mero pasquim propagandístico do autarca da vez)

Entrevista a Eurico de Melo

Em sua opinião, excesso de centralismo pode rimar com autoritarismo?
Totalmente.Vou dizer-lhe seguinte: fui, em tempos, um dos grandes combatentes contra regionalização política, embora favorável à de cariz administrativo.

E hoje?
Hoje, sou um grande defensor da regionalização política tão acentuada quanto possível.

E, já agora, que via preconiza? A parlamentar ou a do referendo?
A que os senhores de Lisboa quiserem. Para mim, qualquer uma serve. Almeida Garrett, que era aqui do Porto, era criticado e alvo de chacota por causa da sua pronúncia nortenha. Um dia, perguntaram-lhe por que é que trocava, muitas vezes, os vês pelos bês, e ele respondeu: trocamos, muitas vezes, os vês pelos bês, mas nunca trocamos a liberdade pela servidão. Estas palavras são palavras de ordem dirigidas às gentes do Norte e do Interior do País. Nós estamos a trocar a liberdade pela servidão. Se o Norte e o Interior não reagem, e não reagem fortemente, estamos a trocar a liberdade, que temos e queremos, pela servidão a Lisboa. Se alguém pegar no estandarte, eu, com esta idade, ainda pegaria numa das borlas. Até era capaz de rejuvenescer...!

Descartes (filósofo do qual tenho algumas reservas) dizia que quem nos engana uma vez, com toda a certeza nos enganará uma segunda vez!

Sem comentários:

Leituras recomendadas