20070731

Norte vai investir na agricultura acima da média nacional prevista

Os investimentos agrícolas na Região Norte deverão representar 335 milhões de euros em 2013, após os sete anos de aplicação do actual quadro comunitário de apoio, em vigor desde o início do ano. Aquele valor traduz um crescimento de 48,8% face ao investimento contabilizado em 2003 e significa um salto superior ao previsto para a média nacional, que na mesma década (2003-2013), apenas crescerá 18%. São dados retirados da versão provisória do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) para a Região Norte 2007-2013, em consulta pública até 15 de Agosto. O documento contém o diagnóstico da situação actual e da definição de objectivos e prioridades que irão orientar a selecção de candidaturas aos novos fundos comunitários - na ordem dos dois mil milhões de euros para o país inteiro e para os sete anos do Programa. A verba específica para a região ainda não é conhecida.
Entre as prioridades definidas, são apresentadas nove fileiras consideradas estratégicas. Vinho, azeite, floresta, leite, qualidade (produtos protegidos) e frutas.
O PDR, tal como está, deverá proporcionar ao sector primário da região um maior peso na economia. Os 894 milhões de euros (VAB) apurados em 2003 deverão subir para 1350 milhões de euros em 2013, com um crescimento de 51%, e, mais uma vez, acima da média nacional (48%).

2 comentários:

Anónimo disse...

grande noticia, é preciso que a nossa agricultura seja produtiva e os nossos campos trabalhados, rentabilizados e não abandonados.
Devemos lutar por uma agricultura biologica, um desenvolvimento sustentavel no norte.

Devemos evitar que o povo nortenho abandone as aldeias e fique toda a gente nas cidades.
É preciso que as nossas aldeias e vilas continuem a existir e não apenas as cidades. É preciso preservar as nossas paisagens e evitar que seja tudo betão.
Investir na agricultura é fundamental.

mais uma boa noticia para a economia do norte, espectadora atenta.

Ja agora uma sugestão, se quiser faça um artigo seu sobre o 1 carro nortenho, totalmente feito no norte ;)

Espectadora Atenta disse...

Carlos
Agradeço a sua resposta... Se me fornecer elementos suficientes tenho muito gosto em escrever um artigo meu sobre o assunto, mas preciso de matéria de facto e de dados rigorosos:)))

Leituras recomendadas