20070723

Este é um mapa muito sintético para que se possa dizer com absoluta certeza por onde passará o TGV. No entanto desde que foi tomada a decisão de o fazer passar próximo de Braga que ele terá necessariamente que seguir por Ponte de Lima e o mais normal é fazê-lo passar próximo da autoestrada e do gasoduto que já seguiu a mesma lógica. Se compararem com o troço do antigo caminho de ferro e como só terá hipóteses de parar em Braga e Valença mas não na mesma viagem de certo, este trajecto tem muito mais lógica porém para Ponte de Lima é só prejuizo. Por outro lado aquela inflexão para o aeroporto também não sei como será possivel, mas é a informação que existe. Quem souber mais que diga.
Como já disse num comentário este troço Ponte de Lima-Vigo vai ser objecto de um concurso próprio por se tartar de uma zona fronteiriça, ter uma maior comparticipação por parte da C.E. A Sul de Ponte de Lima caberá ao governo português fazer o projecto e apresentar a devida candidatura ao apoio comunitário.
Olhando para a orografia vesse claramente que não haveria outra solução porque a linha antiga faz uma inflexão para Viana do Castelo a partir do túnel do Tamel que não teria qualquer lógica num traçado que se quer com o minimo de quilometragem.

7 comentários:

Salem disse...

Trigalfa, deve de haver varios tipos de viagem. Nao tou a ver um comboio parar em Valença sem parar em Braga. Deve de haver tres tipos de viagem: Porto - Vigo directo, Porto - Braga - Vigo..e um outro Porto - Braga - Valença-Vigo. Vaçença estrá também talhada para as mercadorias..

Em relção ao traçado, definitivamente, temos um problema no Alto-Minho..

Rui disse...

e Corunha?
Corunha é capaz de ser uma cidade maior que Vigo. Penso que também é importante uma viagem Porto - Vigo - Corunha e uma Porto - Corunha.

Salem disse...

Rui, vou dizer isto sem certezas: mas Vigo é bem maior em termos populacionais do que a Corunha.

agora com certezas: a cidade da Corunha, dispõe sim, de um porto maior do que o de Vigo, devido ás condições naturais que dispoe..

Carlos disse...

Vigo não fazia parte de Portucale?
A esta hora podia ter sido nossa se o Afonsinho nao a tivesse dado..

Pedro Menezes Simoes disse...

Vigo é a principal área metropolitana da Galiza.

Ao falar-se de ligação Porto-(...)-Vigo, nada invalida que seja Porto-(...)-Vigo-(...)-Corunha.
Essa é uma decisão dos galegos, e não vejo porque não escolheriam esta situação em algumas viagens.

Luís Bonifácio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Bonifácio disse...

Quem olha para o traçado proposto vê logo que este existe só para dar dinheiro a ganhar a quem financia os partidos.
Não tem lógica nenhuma deixar Viana do Castelo e o seu Porto (Que não tem ligação ferroviária)fora da renovação do acesso à galiza.

Enfim mas como estamos acima do Douro o importante é gastar, não importa onde nem como nem porquê, pois nenhum treinador de Bancada sulista irá apresentar estudos alternativos.

Leituras recomendadas