6,5 Mil milhões de euros
é o investimento total na construção das linhas Lisboa-Porto e Lisboa-Caia, com a primeira a custar 4,5 mil milhões de euros. A terceira ponte sobre o Tejo custa 1,2 milhões.40 Anos é o período de duração das seis parcerias público-privadas para o financiamento da construção do TGV.
RAVE E ESTUDOS
A Rave foi constituída, em Dezembro de 2000, com o objectivo de desenvolver e coordenar os estudos necessários para apoiar a decisão política sobre o TGV.
EMPREGOS
O projecto do TGV criará 36 mil novos postos de trabalho permanentes e o investimento privado ascenderá a 76 mil milhões de euros. E fará crescer o PIB em 99 mil milhões.
EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO DO PROJECTO DO TGV-
2001 – 609 milhões de euros-
2002 – 2 346 milhões de euros-
2003 – 7 657 milhões de euros-
2004 – 14 484 milhões de euros-
2005 – 19 248 milhões de euros-
2006 – 14 281 milhões de euros
TOTAL – 60,1 milhões de euros (Aos 58 627 milhões de euros, junta-se 1, 5 milhões de euros provenientes da Rave para o financiamento dos Estudos e Projectos no âmbito dos troços transfronteriços em estudo no seio do AEIE-AVEP)
2013 – Início da ligação em Velocidade Elevada entre Porto-Vigo
2015 – Início das ligações em Alta Velocidade entre Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid
4 comentários:
Cara EA,
Este seu post nada acrescenta à discussão/reflexão sobre este assunto. Aliás usa o termo TGV usado pela MSM ignorante. Para este tipo de sensacionalismo prefiro ir ao Google news.
Caro José Silva
Agradeço o seu comentário e a sua chamada de atenção. Desculpe, pensei que poderia colocar a minha opinião, independentemente de ser, por vezes diferente da dos demais...E julgo que a notícia não é sensacionalista é realista...Mas são opiniões divergentes e eu aceito a sua... Desculpe pelo post. Se entender conveniente pode apagá-lo do blogue.
Ãtenciosamente,
AE,
É evidente que já foram gastos milhoes sem grande utilidade. Em Portugal, ou proximo do poder de Lisboa orbitam interesses e comissionistas e políticos à procura de kickbacks. Isto é que é necessário demonstrar.
Adicionalmente, é necessário dizer que precisamos de modernização de ferrovia sem ser TGV. Basta a mudança de bitola dos AP. A modernização ferroviária, como tenho andado a escrever são importantes para a competitividade das exportações para Espanha, França e Itália. Por comboio custam menos 2,5 vezes do que por camião TIR. É necessário ser pedagógico, antecipar o futuro junto dos leitores do Norteamos, para este ser pertinente e continuar a crescer no sitemeter.
Alguém sabe quanto é que Espanha já gastou com este projecto?
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