Não existe monopólio, mas a AMTRAK é a única operadora ferroviária norte americana que faz comboios de passageiros de longo curso.
A partir dos anos 40, com o grande desenvolvimento do transporte aéreo e com a proliferação do automóvel, o serviço ferroviário de passageiros nos Estados Unidos entrou em franca decadência. As operadoras clássicas deixaram cair a qualidade dos comboios a níveis inimagináveis, acabando, mais tarde,por pura e simplemente abandonar o transporte de passageiros e dedicarem-se exclusivamente ao transporte de mercadorias. Este sector - o de mercadorias - continua pujante, em expansão, e tem uma importância relativa na economia dos EUA muito superior ao do seu congénere europeu.
Em 1970, o congresso, numa tentativa para revitalizar o transporte ferroviário de passageiros, criou a empresa pública ferroviária AMTRAK. Esta empresa opera hoje largas centenas de comboios de longo curso por todo o país, sendo a única que o faz a nível nacional. Existem algumas companhias locais de pequena expressão.
Hoje em dia, o serviço ferroviário de transporte de passageiros americano resume-se a comboios suburbanos nas zonas de Boston, Nova Iorque e Washington, operados por entidades públicas, e aos comboios de longo curso da AMTRAK. A melhor linha que eles têm é o chamado corredor do nordeste que vai de Boston a Washington, passando por Nova Iorque, Philadelphia e Baltimore.
Resumindo: o transporte de passageiros por caminho-de-ferro nos Estados Unidos é quase totalmente garantido por entidades públicas como a AMTRAK, a MTA (Metropolitan Transport Authority) de Nova Iorque, o NJT (New Jersey Transit) de New Jersey e o PATH, entidade dependente da autoridade portuária de Nova Iorque e New Jersey. Sim, lá também há empresas públicas. E, tal como cá, são deficitárias. Mas há serviços que têm que ser prestados e que os privados não estão interessados em garantir. A menos que obtenham contratos leoninos como a FERTAGUS, ou as SCUTS, nos quais o estado garante que nunca terão prejuízos. Assim até eu sou empresário...
1 comentário:
Caro António,
Temos que ter cuidado para que o blogue não perca o seu foco !!!
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