20070701

ONDA DE SOLIDARIEDADE PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Sei que este tema nada tem a ver com o que se debate neste blogue, nem com o Norte propriamente dito, mas para que se "dissolvam" algumas ideias erradas e como no Norte somos pessoas solidárias e o que aqui está em causa é a Liberdade de Expressão e o caso do autor do blogue "Do Portugal Profundo", como mentora desta campanha, tomei a liberdade de a publicar aqui. Espero que os meus colegas de blogue não levem a mal e intrepretem a questão como um caso nacional e um dever de cidadania... O Prof. Caldeira merece!
Começo a onda de solidariedade desta forma:
"É mais difícil ser livre do que puxar a uma carroça. Isto é tão evidente que receio ofender-vos. Porque puxar uma carroça é ser puxado por ela pela razão de haver ordens para puxar, ou haver carroça para ser puxada. Ou ser mesmo um passatempo passar o tempo puxando. Mas ser livre é inventar a razão de tudo sem haver absolutamente razão nenhuma para nada. É ser senhor total de si quando se é senhoreado. É darmo-nos inteiramente sem nos darmos absolutamente nada. É ser-se o mesmo, sendo-se outro. É ser-se sem se ser. Assim, pois, tudo é complicado outra vez. É mesmo possível que sofra aqui e ali de um pouco de engasgamento. Mas só a estupidez se não engasga, ó meritíssimos, na sua forma de ser quadrúpede, como vós o deveis saber. "
Vergílio Ferreira, in 'Nítido Nulo'

Ao longo destes tempos em que tenho escrito na blogsfera, tenho acompanhado o blogue "do Portugal Profundo" e toda a polémica que envolve o Sr. Pinto de Sousa em relação à sua "misteriosa" licenciatura, ao uso abusivo do titulo de "Engenheiro", ao seu percurso académico cheio de "curvas e contra curvas" e por este motivo, quando li e publiquei neste blogue a notícia sobre o Professor Caldeira ter sido constituido arguido (ou melhor, considero que o seu blogue foi constituido arguido), achei que era obrigação da minha parte, passar das palavras aos actos.
Como nunca podemos actuar sós, decidi pedir a ajuda do KAOS, para produzir uma imagem de forma a podermos começar uma campanha de solidariedade com o blogue do Portugal Profundo, aproveitando a petição que me foi enviada por mail pelo TASTAS esta semana e que fiz questão de divulgar. Por este motivo, agradeço a todos aqueles que visitam o blogue e que se sintam identificados com esta causa, o favor de assinar a petição (basta carregar no link da imagem) e a colocação da imagem nos vossos blogues, por forma a que esta acção seja visível, credível e tenha o opoio de todos aqueles que acreditam na LIBERDADE DE EXPRESSÃO.O meu obrigada a todos e ao KAOS pela ajuda que me deu ao produzir esta imagem!

5 comentários:

Paulo disse...

Liberdade de expressão!?
Ups........!!! a «lei da rolha» voltou...????
Vamos lutar pela liberdade de expressão!!!!

Abraço
Paulo

Jose Silva disse...

Cara Espectadora,

Pf envie logo/link da campanha para colocar no lado direito do blogue.

Prophet disse...

Por se tratar de uma causa justa, porque não.
Nunca fui muito de ficar calado e de braços cruzados.
100% de apoio.

Anónimo disse...

apoio à liberdade de expressão com 3 (três) adesões? e ainda por cima "com qualquer coisa sempre", e "profetas"? Pobre Portugal.
Vamos lá a manifestar de forma inequivoca a indignação, e citando objectivamente casos concretos de intolerância e respectivas participações de Novas Legiões e Frescas Mocidades Socialistas
1 - DREN
2 - Vieira do Minho
3 - Centro Saúde Braga
4 - ??????

Espectadora Atenta disse...

Caro Carlos Sousa

Existem petições para os temas que abordou (o do Caso Cahrrua sei de fonte segura) que pode consultar no blogue http://tasfastas.blogspot.com/

Atenciosamente,

Leituras recomendadas