20070731

"POST ABERTO AO GOVERNO"

Exmo. Senhor Renato Sampaio
Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista-Porto,

Afirmou V. Exa., no Jornal de Notícias de hoje, que o seu papel no Partido Socialista é (entre alguns outros) o de : "fazer a mediação entre os cidadãos e o poder" .

Admitindo que a cidadania que pratica, comporta gente sem vínculos partidários (como é o meu caso), mas que se interessa pela vida social, política e económica da sua região, venho através deste local de cidadania que é "O Norteamos", solicitar-lhe o favor de fazer chegar às mais altas esferas do seu partido (que está no poder) o seguinte:

  • Que não gosto de folclore político, mas que admiro e espero dos políticos, acções com coerência política e muita coragem
  • Que não sinto, dessa Federação suficiente vontade política e força representativa para zelar pelos interesses da região
  • Que, pelo contrário, reparo reforçada a centralização de poderes em Lisboa, com o Norte e o Porto em particular, cada vez mais entregues a si mesmos
  • Que não percebo nem vejo benefícios recolhidos e causas ganhas com a "estratégia" da Federação PS/Porto
  • Que não consigo compreender qual é o ganho, quando se perde alguma coisa, mesmo que seja emprestada (Refiro-me à RTP N)
  • Que não entendo como ainda credibiliza garantias e palavras de pessoas responsáveis pelo esvaziamento do Centro de Produção do Porto da RTP N (Ministro A.Santos Silva e Pres.RTP, Almerindo Marques), deslocando-o para Lisboa, e esquecendo que em Lisboa já estão concentradas 4 estações de TV em canal aberto (duas delas públicas) e quase duas dezenas de canais por cabo. Note-se o belo exemplo de simetria regional...
  • Que me indigna a submissão e o silêncio (ensurdecedor) da Federação PS/Porto, perante o folclore mediático do sistema judicial português apontado para o Porto (com o Apito Dourado), enfatizando prévias acusações e subvalorizando as defesas
  • Que não sei da razão objectiva da não promoção definitiva de debates abertos sobre a Regionalização, considerando que, na prática - para além da Madeira e os Açores - Lisboa, é já uma Região Autónoma e Administrativa, com indícios colonialistas (o que é gravíssimo)
  • Que pessoalmente, não me escondo atrás de V. Exa. para reivindicar o meu descontentamento e que o assumo aqui, abertamente

É possível que tantas dúvidas levantadas sugiram uma grande ignorância da minha parte, caso uma argumentação séria e factual permita concluir que não passam de mera ficção. Mas será preciso prová-lo, caso contrário, então, o ignorante (sem ofensa) será V. Exa., e nesse caso o conselho que lhe dou é que se demita rapidamente porque a sua missão política de representar o distrito falhou.

Rui Valente


PS-Como podemos nós Nortenhos almejar por um Líder, se os que eventualmente o podiam ser só reconhecem dois estilos: berrões (e em bicos de pés) e mudos (modelo Rui Rio, infinitamente sério...).

4 comentários:

Anónimo disse...

Pela minha parte, a mediação oferecida é demasiado deprimente, pela subserviência, o que já me levou a uma opção definitiva.
Em próximas eleições, locais, nacionais, gerais ou outras este partido vai ter menos um voto. Espero ter uma grande companhia.

Anónimo disse...

Ja somos dois, agora so resta sabe qual tem mais 1 voto!!

Anónimo disse...

agora aplaudo!

Anónimo disse...

Está fantástico este post… devia haver mais gente assim, e assim talvez, este lindo país à beira-mar deixasse de estar na cauda da Europa e do mundo!

Parabens

Leituras recomendadas