20070605

O país que é uma anedOTA II

  • Nos mesmos 10 minutos, deu ainda para assistir à grande confusão com que foi utilizado o conceito de "Fachada Atlântica".

  • O conceito de Fachada Atlântica é uma forma de ver Portugal. A Fachada Atlântica corresponde a todo o Portugal, em particular o litoral, e vê o nosso país, não como periferico em relação à Europa, mas como a porta de entrada da Europa em relação às Américas e África.

  • Em consequência, a estratégia de desenvolvimento de Portugal, em particular nas áreas de logística e transportes, deveria privilegiar o desenvolvimento de infraestruturas que alavancassem nesse posicionamento de fachada atlântica. Até aqui muito bem.

  • A partir daqui a confusão instalou-se. Como se o novo aeroporto de Lisboa fosse a estratégia para o desenvolvimento da fachada atlântica. Lisboa está na fachada atlântica, mas não é a fachada atlântica. É bastante difícil compreender como é que a subordinação do ASC e Faro à OTA vai desenvolver a fachada atlântica. Pelo contrário, vai reduzir o seu alcance e submeter as periferias ao poder de Madrid. Quanto muito, serviria (alguns) interesses do Vale do Tejo. A OTA NÃO É UM PROJECTO NACIONAL. É UM PROJECTO REGIONAL. Qual foi a parte de "novo aeroporto de LISBOA" que não compreenderam?

  • Depois, ninguém ainda explicou foi em que é que ter um mega-aeroporto para passageiros que só estão de passagem (aterram em Portugal para partir imediatamente para outro sítio) contribui para o desenvolvimento da fachada atlântica (ou para o desenvolvimento de Lisboa).

6 comentários:

Espectadora Atenta disse...

Não vale a pena chover no molhado... a OTA é um assunto que só com "actos" é que se resolve. Eu já estou farta da OTA e desta história do Aeroporto a Sul! No Sul, que se preocupem em trabalhar mais e produzir mais... E se não querem OTA assinem a petição que já aqui deixei on line... Só com actos que obriguem o Governo e o Poder central a discutir e a levar a discussão geral o assunto é que se consegue alguma coisa!

Jose Silva disse...

Cara espectadora,

As terraplanagens da OTA duram 3 anos, tempo mais que suficiente para organizar um partido bloqueador da OTA na AR...

Espectadora Atenta disse...

Ora ai está caro José Silva...

PMS disse...

Espectadora atenta: talvez fosse pertinente puxar a petição para cima outra vez, para que possa ser assinada por mais pessoas.

Espectadora Atenta disse...

Ok... Colocarei hoje um Post final sobre o assunto onde disponibilizo o lin para a petição online!

Espectadora Atenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leituras recomendadas