20070611

Nunca é demais repetir o essencial da OTA+Portela

5 comentários:

Anónimo disse...

A venda dos terrenos da Portela,para completar as urbanizações que crescem como cogumelos á sua volta,é parte importante do financiamento do novo aeroporto.Como, aliás, tem sido afirmado pelo governo.O pulmão verde vai ser umas quantas árvores,um jardim e muito betão.

Como muito bem dizem o Metro já vai a caminho!

Jose Silva disse...

O número de casas novas por vender na capital e na Grande Lisboa (cerca de 120 mil) cobre provavelmente as necessidades efectivas de habitação da Região de Lisboa e Vale do Tejo até 2050!

http://oam.risco.pt/2007/05/por-lisboa-7.html

Anónimo disse...

Qual quê: se as casas estiverem vazias, cria-se um novo "designio nacional" - repovoar lisboa, e obriga-se mais umas centenas de milhares de pessoas do interior a mudar-se para os lados da Capital...

PMS disse...

Lisboa já teve mais 300.000 habitantes que hoje. Lisboa e Porto perdem cerca de 2% da sua população por ano. Em Lisboa, isso são 10.000 pessoas por ano.

Por outro lado, as casas novas correspondem a renovação do parque habitacional. Só que a renovação equivale à ocupação de espaços livres na periferia da cidade, e abandono de casas antigas no centro da cidade.

Como resolver o problema? Infelizmente o problema vai ser resolvido como em Londres na década de 90, com uma queda dos preços em 25%-30%. Especialmente se a Portela for toda urbanizada.

O grande desafio deveria ser repovoar o centro das cidades, não deveria ser expandir indefenidamente a área urbanizada.

Anónimo disse...

Lisboa tem "ainda hoje" espaço pra uma 2ª pista paralela á portela.

o Lado oeste da propria pista principal da portela está todo ele livre para que se crie um segundo terminal.

A baixa e cinturão da 2ª circular deveriam ja estar a ser alvo de um MEGA processo de reconversão e modernização.

As zonas "novas" (chelas?) são autenticos atentados á qualidade de vida de qualquer ser humano (para não dizer que são uns verdadeiros atentados urbanisticos).

Mas não ... preferem ir pra OTA fazer especulação imobiliária cavalgante e deixar os terrenos da portela para mais e mais e mais mamarrachos vazios.

Leituras recomendadas