Na entrevista dada à pouco à TVI, questionado sobre a OTA, António Costa reafirmou o seu apoio ao novo aeroporto, alertando e dando ênfase à necessidade de estudar estrategicamente o destino dos terrenos da Portela. Atendendo a que:
- No documento da CMLisboa, Lisboa 2012 Visão Estratégica, página 121, se propõe uma candidatura aos Jogos Olímpicos;
- Que Lisboa e mais 20 cidades constam da «shortlist» do COI, «Potential 2016 Bid Cities (in planning stages)»;
- Que «o presidente do COP revelou algumas ideias sobre o projecto da Candidatura de Lisboa, comparando o desenvolvimento infra-estrutural da cidade com a evolução realizada em Atenas a pretexto dos Jogos de 2004, admitindo por exemplo que a Aldeia Olímpica pudesse ser construída na zona do actual Aeroporto da Portela se vier a ser substituído pelo novo aeroporto da Ota.» (página 44);
- Que, Sócrates, responsável pela organização do Euro, disse em 2005: “Eu não estou convencido que o país na actual situação, principalmente ao nível das suas finanças públicas, possa agora pensar nesses projectos”, disse José Sócrates, em declarações registadas pela TSF, acrescentando que “isso não quer dizer que daqui a quatro anos, a oito anos, o país não possa pensar nisso”.
Começa-se a perceber porque é que António Costa se interessou pela CMLisboa. Será que é desta que o resto de Portugal se vai separar de Lisboa ?
2 comentários:
Quer-me parecer que é impossível o António Costa estar lá em 2020, devido às limitações no nº de mandatos. Já não me recordo quantos são, mas não são muitos. Mas mesmo que "apenas" consiga ganhar a candidatura, talvez o mais difícil... já se poderá considerar um interesse... Mas todos sabemos que as pessoas dessas fases são um pouco esquecidas.
Caro JAM,
Não percebe que o interesse é o tráfico de influências imobiliário e não os louros do povo ?
Enviar um comentário