Podemos ver aqui a mais recente campanha promocional do ICEP. As marcas apresentadas são as seguintes:
Marcas do Norte (13):
- Topázio- www.topazio.pt -Porto
- Cutipol- www.cutipol.pt -Caldas das Taipas
- Sátira- www.satira.pt -Porto
- Vicri- www.vicri.com - Porto
- Fepsa- S.João Madeira
- Impetus- www.Impetus.pt -Esposende
- Salsa- www.salsajeans.com -Famalicão
- Fly
- Yucca- www.armandosilva.pt -S.João Madeira
- Aerosoles- www.Aerosoles.eu -Esporiz
- Mobicomp- www.Mobicomp.com -Braga
- Bial- www.bial.pt -Trofa
- Nelo- www.mar-kayaks.pt -Vila do Conde
Marcas do Centro (8):
- Critical- www.Criticalsoftware.com -Coimbra
- Lanidor- www.lanidor.com -Valongo do Vouga
- VistaAlegre/Atlantis- www.vaa.pt -Aveiro e Alcobaça
- Spal- www.spal.pt -Alcobaça
- SRE- www.sre-fc.com -Torres Vedras
- Criostaminal- www.Criostaminal.pt -Cantanhede
- Biocant- www.Biocant.pt -Cantanhede
- Dielmar- www.Dielmar.pt -Alcains
Marcas da região de Lisboa (12):
- Siscog- www.Siscog.pt -Lisboa
- NumberFive- www.nfive.com -Ericeira
- Altitude- www.altitude.com -Alges
- Chipidea- www.Chipidea.com -Porto Salvo
- Alfama-Oeiras
- Cipan- www.cipan.pt -Castanheira do Ribatejo
- Quadriga- www.Quadriga.pt -Algés
- Ydreams- www.Ydreams.com -Caparica
- Biotecnol- www.biotecnol.com -Oeiras
- IBET- www.ibet.pt -Oeiras
- Diniz e Cruz- www.dinizecruz.pt -Amadora
- Mendifar- www.mendifar.pt -Amadora
Adicionalmente:
- Moldes: Centrados em Leiria e Oliveira de Azemeis
- PT: Lisboa; PT Inovação: Aveiro
- Texteis Lar e tecidos técnicos: Norte
Conclusão: A economia de mercado interno, de bens não transaccionáveis (banca, telecomunicações, média, etc) e administração central, sedeados na região de Lisboa não consegue exportar! Então, para quê cidades aeroportuárias e TGVs para Madrid lá sedeados ?
3 comentários:
O turismo não conta?
O turismo conta. É precisamente pelo turismo que lisboa deve manter a Portela e ter um aeroporto low cost.
A OTA privilegia a lógica de hub, cujo unico objectivo é juntar turistas europeus que querem viajar pela TAP para o Brasil, sem terem o "incómodo" de passar um par de horas em lisboa, ou quem sabe, ficar um dia para visitar a cidade.
A questão do TGV é pertinente ao nível do transporte de mercadorias. Estas podem ser transportadas por Aveiro-Salamanca até Madrid sem perda de tempo. Aliás, não se percebe porque motivo a viagem Lisboa - Madrid não é feita por Aveiro, uma vez que demoraria o mesmo tempo (e permitiria poupar tempo a todos aqueles que moram acima de Lisboa: Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria). A única explicação para isto é que Lisboa aceitou o estatuto de "provincia" face a Madrid.
É verdade que a linha mais rentável é Lisboa - Madrid. Paradoxalmente é a menos necessária. Sem esta, a linha Aveiro-Salamanca seria ainda mais rentável (que as 2 juntas) e a toda a linha litoral Vigo-Lisboa também.
Só para lembrar que Caldas das Taipas não é nenhum concelho, nem sequer freguesia... A freguesia é Caldelas e o concelho é Guimarães... ;)
Enviar um comentário