20070528

O Norte e Centro exportam; Lisboa não. Então, para quê cidades aeroportuárias e TGVs para Madrid lá sedeados ?

Podemos ver aqui a mais recente campanha promocional do ICEP. As marcas apresentadas são as seguintes:

Marcas do Norte (13):

- Topázio- www.topazio.pt -Porto

- Cutipol- www.cutipol.pt -Caldas das Taipas

- Sátira- www.satira.pt -Porto

- Vicri- www.vicri.com - Porto

- Fepsa- S.João Madeira

- Impetus- www.Impetus.pt -Esposende

- Salsa- www.salsajeans.com -Famalicão

- Fly London- www.flylondon.com –Guimarães

- Yucca- www.armandosilva.pt -S.João Madeira

- Aerosoles- www.Aerosoles.eu -Esporiz

- Mobicomp- www.Mobicomp.com -Braga

- Bial- www.bial.pt -Trofa

- Nelo- www.mar-kayaks.pt -Vila do Conde

Marcas do Centro (8):

- Critical- www.Criticalsoftware.com -Coimbra

- Lanidor- www.lanidor.com -Valongo do Vouga

- VistaAlegre/Atlantis- www.vaa.pt -Aveiro e Alcobaça

- Spal- www.spal.pt -Alcobaça

- SRE- www.sre-fc.com -Torres Vedras

- Criostaminal- www.Criostaminal.pt -Cantanhede

- Biocant- www.Biocant.pt -Cantanhede

- Dielmar- www.Dielmar.pt -Alcains

Marcas da região de Lisboa (12):

- Siscog- www.Siscog.pt -Lisboa

- NumberFive- www.nfive.com -Ericeira

- Altitude- www.altitude.com -Alges

- Chipidea- www.Chipidea.com -Porto Salvo

- Alfama-Oeiras

- Cipan- www.cipan.pt -Castanheira do Ribatejo

- Quadriga- www.Quadriga.pt -Algés

- Ydreams- www.Ydreams.com -Caparica

- Biotecnol- www.biotecnol.com -Oeiras

- IBET- www.ibet.pt -Oeiras

- Diniz e Cruz- www.dinizecruz.pt -Amadora

- Mendifar- www.mendifar.pt -Amadora

Adicionalmente:

- Moldes: Centrados em Leiria e Oliveira de Azemeis

- PT: Lisboa; PT Inovação: Aveiro

- Texteis Lar e tecidos técnicos: Norte

Conclusão: A economia de mercado interno, de bens não transaccionáveis (banca, telecomunicações, média, etc) e administração central, sedeados na região de Lisboa não consegue exportar! Então, para quê cidades aeroportuárias e TGVs para Madrid lá sedeados ?

3 comentários:

CA disse...

O turismo não conta?

Pedro Menezes Simoes disse...

O turismo conta. É precisamente pelo turismo que lisboa deve manter a Portela e ter um aeroporto low cost.

A OTA privilegia a lógica de hub, cujo unico objectivo é juntar turistas europeus que querem viajar pela TAP para o Brasil, sem terem o "incómodo" de passar um par de horas em lisboa, ou quem sabe, ficar um dia para visitar a cidade.

A questão do TGV é pertinente ao nível do transporte de mercadorias. Estas podem ser transportadas por Aveiro-Salamanca até Madrid sem perda de tempo. Aliás, não se percebe porque motivo a viagem Lisboa - Madrid não é feita por Aveiro, uma vez que demoraria o mesmo tempo (e permitiria poupar tempo a todos aqueles que moram acima de Lisboa: Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria). A única explicação para isto é que Lisboa aceitou o estatuto de "provincia" face a Madrid.

É verdade que a linha mais rentável é Lisboa - Madrid. Paradoxalmente é a menos necessária. Sem esta, a linha Aveiro-Salamanca seria ainda mais rentável (que as 2 juntas) e a toda a linha litoral Vigo-Lisboa também.

Ergolas disse...

Só para lembrar que Caldas das Taipas não é nenhum concelho, nem sequer freguesia... A freguesia é Caldelas e o concelho é Guimarães... ;)

Leituras recomendadas