Metro serve para transporte urbano ("metropolitano"), ou seja, para a realização de trajectos em áreas de grande densidade urbana. Por exemplos, trajectos dentro do Porto, área urbanda Matosinhos ou Gaia, união entre estas 3 cidades, e ligação aos principais pólos urbanos próximos (ex. Maia, Gondomar, Valbom, Rio Tinto, Leça, ...)
Comboio sub-urbano serve para o transporte sub-urbano, ou seja, para a realização entre áreas próximas de grande densidade populacional (mas não em áreas densamente urbanas). Por exemplo, ligar o Porto a Vila do Conde, Espinho, Valongo, Santo Tirso, Trofa, ...)
No Metro do Porto houve alguma confusão. Entusiasmados com o aproveitamento da linha de comboio até à Póvoa para o Metro, acharam por bem que este fosse até lá.
Resultado: quem estava no extremo da linha ficou pior servido até ao Porto (viagem mais demorada, mais cara, e com menos condições - de pé e sem WC).
Agora, entre a linha da Boavista e a da Trofa, correctamente se optou por aquela com maior densidade urbana e maior potencial de transporte de passageiros, e que permitirá aliviar a ligação S. Hora - Casa da Música da elevada concentração de passageiros. Falo, obviamente, da ?!?Trofa?!?
Por esta não esperava... Mas o importante mesmo é ver o lado positivo da situação. Afinal, em Breve o Minho terá o seu metro, com a expansão da linha verde até Barcelos, Braga e Guimarães; e o TGV estará muito mais rapidamente no terreno, bastando prolongar em mais uns kms a linha vermelha...
Adenda: O Metro do Porto, há tempos, planeava a sua expansão até à linha do Vale do Vouga - pelo menos até Oliveira de Azeméis. Se por um lado a lógica urbana do Grande Porto é uma lógica de multi-centralidades, e como tal estas linhas não servem apenas para ligar as urbes ao Porto, mas também entre si (ex. Póvoa a Vila do Conde; Oliveira de Azeméis a S.J.Madeira e a Espinho; Espinho a V.N.Gaia; Matosinhos a Leça; Maia ao ISMAI; ...). Mas pergunto-me seriamente se melhorar a qualidade do serviço de transportes sub-urbanos não era, em alguns casos, um melhor investimento. Deixo aos especialistas as respostas para esta questão.
1 comentário:
Caro Pedro,
De facto o Metro do Porto não deveria ir para a Póvoa nem para a Trofa. Para isso há comboios sub-urbanos da CP, também modernos, amarelos, rápidos e com ar condicionado. Ainda ontem nas minhas deslocações diárias de automóvel Castelo da Maia-Trofa fui ultrapassado por um comboio da CPPorto. Eu ia a 100 Km/hora...
O Metro do Porto já provocou drenagem de PIDDAC do restante distrito do Porto, nomeadamente do Vale do Sousa. Quase de certeza que esta atabalhoada expansão irá adiar o sensato metro/comboio entre Guimarães-Braga-Barcelos. Sabe porquê ? Rui Rio acha que não tem que ter estratégia para a AMPorto e tem negócios privados em Lisboa; Mesquita Machado é «sócio» da BragaParques, tendo mais em que pensar...
Jsilva
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