20070523

"Vamos com calma...

Caro José,

A troca de opiniões entre participantes é muito importante, quando mais não seja para todos nos conhecermos melhor. Salvaguardando uma expressão menos correcta, ou uma outra gafe que humana e inevitavelmente iremos cometer nos nossos comentários, é fundamental sabermos sempre filtrar o acessório e relevar o essencial.

Cometi a gafe de nomear o nosso "clube" de "Autonomia da Região Norte" porque com o correr da escrita me esqueci de acrescentar-lhe o qualificativo de "Administrativa", mas a verdade, é que nem sequer me passou pela cabeça nem tão pouco escrevi a palavra "separatista". Vamos com calma...

Quanto à Regionalização, já estou cansado de o escrever na "Baixa do Porto", que não tenho dela uma ideia romântica de panaceia para os problemas da nossa região. Tenho já maturidade bastante para não me deixar facilmente impressionar com rótulos, por mais coloridos que eles sejam. Agora, o que tenho como certo e seguro, é que a descentralização que todos os governos têem vindo a prometer há dezenas de anos não passa de uma vigarice crónica e como tal já não acredito nesses intentos. Vejo a Regionalização apenas como o caminho mais curto para conseguirmos dar a volta à situação actual. Os outros, são mais do mesmo, mais cheques em branco oferecidos de bandeja a quem já não merece o nosso crédito de cidadãos, como sejam: os políticos.

Estranho isso sim, é este ping-pong em que, além dos políticos (mas esses, não é para admirar) alguns de nós se deixam envolver que, ora parecem determinados a aceitar o desafio regional, ora já não têem bem a certeza do que querem.
Se há pessoas pouco impressionáveis às reacções dos media lisboetas (é aí e só aí, que está bem plantado o centralismo), eu posso dizer que sou uma delas. O meu caro amigo não tem lido os meus posts da "Baixa", caso contrário não falava em "deixarmo-nos influenciar pelos qualificativos dos media da capital" . Já tenho inclusivé travado umas "guerrinhas" com alguns colaboradores da "Baixa" por causa disso mesmo e por tentar desmistificar de vez essa história gasta dos complexos de cariz provinciano que alguns insistem em impingir-nos. O que não quero, é dar-lhes pretextos para alimentarem a futilidade dos seus argumentos com as nossas inquietações paroquiais.

Por isso, acho inútil passarmos a discutir qual das ciadades da região Norte é a que está mais prejudicada porque esse é um caminho perigoso que antes mesmo de o começarmos a percorrer pode conduzir-nos para um bairrismo infantil que nos divida e tolha o passo.

Falemos portanto da nossa Região que é o Norte, o elo de união, e quando necessário apontemos os problemas das nossas cidades ou lugares específicos. Já sabemos que há grandes problemas em toda a região, e muito em particular no interior transmontano. Temos é de chamar a nós toda essa gente.

Rui Valente

Sem comentários:

Leituras recomendadas