Belmiro de Azevedo, presidente do conselho de administração da Sonae
O caso dos fundos do QREN (actual quadro comunitário em início), o último grande pacote financeiro vindo da Comunidade Europeia, será gerido em 2/3 por Lisboa.
O País necessita urgentemente de saber "caminhar" por sí e deixar de andar com a "mão estendida" à espera de fundos e mais fundos para se desenvolver.
No Norte, é imperativo (como afirma e bem o Engº Belmiro de Azevedo), andar para a frente e potenciar alternativas que obriguem a descentralizar o poder.
Lanço este repto de "reflexão" para que desta vez a regionalização não seja discutida de forma leviana manifestando interesses de alguns poderes instalados.
O descrédito na classe política e nos autarcas em particular é assombroso! por isso, urge uma nova postura de cidadania e dever público por parte daqueles que, como eu, acreditam que não é a pedir mas sim a produzir, não é a lamentar mas sim a actuar e não é a subsidiar mas sim a investir.
Só com uma nova postura política , capacidade empreendedora e visão estratégica se é capaz de obrigar a descentralizar o poder e a desconcertar decisões.
Já dizia o sábio "Usa e serás mestre"! ...Devemos seguir o exemplo de Belmiro de Azevedo, e a médio prazo a estratégia sairá vencedora. São bons exemplos vindos do Norte. A SONAE tem sede no Norte... O Homem mais rico de Portugal vive no Norte... Porque não pode o Norte ser a região mais rica de Portugal? eis uma boa questão...
Sem comentários:
Enviar um comentário