"Mas nem o ministro nem a oposição citam dois relatórios, também conhecidos em 1999, que só vieram à luz do dia por via da investigação jornalística. Os relatórios da British Air Authority (BAA) e do Manchester Airport, eram do conhecimento das autoridades aeroportuárias e políticas desde Julho desse ano mas só viram parcialmente a luz do dia nas páginas dos jornais em Novembro do mesmo ano. Desses relatórios inferia-se que a Portela teria capacidade, se devidamente remodelada, para 21 milhões de passageiros por ano, uma barreira que não deveria, segundo estimativas da época, ser ultrapassada antes de 2020."
O limite que nos é contado é de 17Milhões... E ainda há o TGV, e o Aeroporto de Beja...
E que tal a solução Portela + 0,5?
20070621
Devidamente remodelada, a Portela tem capacidade para 21Milhões Pax por ano
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5 comentários:
A diferença é que os aeroportos da BAA e o ManX, têm que dar lucro. Não há mamas do estado. Algo impensavél em Portugal, claro!!!
2020, 2017 - faz uma grande diferença...
Faz a diferença da incerteza.
E a real diferença é entre 17MPax e 21Mpax (+20% de capacidade).
Significa que há ainda bastante espaço para rentabilizar a Portela.
O pressuposto de taxas de crescimento de passageiros contínuamente superiores a 5% não é simplesmente, credível.
Para além disso, a OTA deverá estar esgotada em 2030 (como disse augusto mateus). 2020-2030, faz uma grande diferença?
Note-se que não acredito nos 40MPax em 2030 na OTA.
Primeiro, porque a capacidade será apenas de 60MPax. Segundo porque pressupõe taxas de crescimento record até 2030. Simplesmente não é baseado em factos ou expectativas realistas.
Correcção: a capacidade não são 60M pax, mas 60 movimentos / hora.
Sendo 60 mov /hora, (e não os 80 pretendidos) a capacidade não são os 40M pax, mas pouco mais de 30M pax.
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