20070625

Prós e Contras - Porto VI

"É difícil trazer portuenses aos debates, sejam em Lisboa ou no Porto. Há ou não culpas na cidade?" Fátima Campos Ferreira

Rui Moreira
"Há culpas na cidade e na região. Os portuenses evitam debater os assuntos. As pessoas não estão habituados a aparecer. A mim é normal marcar uma reunião com um fornecedor, e este aparece-me em Lisboa. Há uma mania de chamar o Porto capital. O Porto é um prestígio à procura de poder. A seguir às nacionalizações, o poder era bipolar. O Porto acreditava que o país bipolar iria tornar-se um país multipolar. Mas o país foi transformado num país unipolar. Tanto o poder central como o económico.

O Porto pretendeu combater isto, afirmando-se como uma capital. O Porto devia ter falado contra a centralização. Quem mais sofre a centralização até é quem está em Lisboa. Não é culpa dos Lisboetas. (...) O Porto perdeu uma corrida, na qual não se devia ter metido. O Porto devia ter falado pelo resto do país. O sonho do Porto ser capital do Noroeste peninsular não vai acontecer. Temos que ter um discurso diferente.

No dia seguinte ao referendo da regionalização, o Porto devia ter batalhado pela descentralização. Quem fez campanha pelo Não, disse que depois viria a descentralização. Não aconteceu. E este Governo agora centralizou e concentrou. Está insustentável. E hoje quando alguém no Porto fala de um tema nacional, dizem logo "porque é que este tipo do Porto fala de um problema nacional?"

Sem comentários:

Leituras recomendadas