20070622

RTP emagrece Centro de Produção do Porto

"O programa da tarde da RTP1, Portugal no Coração, e os noticiários da RTPN das 22h00 e 24h00, hoje produzidos e emitidos a partir do Centro de Produção do Porto, poderão passar para Lisboa no final do Verão.

A administração da RTP está a "estudar o plano de reestruturação da produção" da televisão pública e isso irá implicar essa redução de meios do Porto, admitiu, em declarações prestadas ao Público, o administrador Luís Marques.

O Portugal no Coração, apresentado por Júlio Isidro (que substitui José Carlos Malato), tem vindo a perder audiência para os concorrentes Contacto, da SIC, e as Tardes de Júlia, apesar de ter bons resultados nos canais internacionais. Luís Marques garante que o programa "será produzido internamente", negando qualquer intenção de o entregar a uma produtora externa.

O centro de Produção do Porto da RTP emprega 400 pessoas, parte delas em regime de prestação de serviços e que serão dispensadas se se concretizar a mudança para o novo centro de Produção de Lisboa, inaugurado em Março pelo Presidente da República."
In Público (20.06.2007)

Na boa. Mandem então para cá os programas feitos em Lisboa que estejam a perder audiências. Até poupam nos salários.

Nota1: A preocupação revelada é que a produção seja feita internamente. Normalmente, estas declarações de refutação do outsourcing visam descansar os trabalhadores quanto à sua segurança de emprego. Mas tendo em conta que os trabalhadores do Norte vão ser dispensados, a que emprego é que ele se revere?

Nota2: Por outro lado, não há qualquer "pingo" de preocupação com o facto dos portugueses subsidiarem uma televisão pública que, em 90%, apenas representa a realidade Lisboeta.

Nota3: Porque é que as reestruturações são sempre feitas no sentido de centralizar tudo onde os salários são mais caros, os terrenos são mais caros, o arrendamento é mais caro, há menor disponibilidade de talentos (todas as tv's recrutam em lisboa, não no norte). Há um prazer especial em perder dinheiro. Pena que seja o nosso.

Sem comentários:

Leituras recomendadas