20070626

Portocentrismo

A linha de comboio rápido entre o Porto e a Galiza será construída em bitola ibérica e assim continuará por muitos e bons anos; a putativa linha de "TGV" entre Lisboa e Porto será construída já em bitola europeia.
Sendo assim, existirá uma incompatibilidade técnica objectiva entre entre estas duas vias. A menos que se compre material circulante de eixos ajustáveis (que exige elevado investimento e que não me parece provável até pelo volume de tráfego previsto) quem vier de Vigo e pretenda seguir para sul terá que fazer um transbordo obrigatório em Campanhã.
Na primeira fase, estou crente que nem sequer será adquirido material circulante novo para a Ligação a Vigo. Serão utilizados os comboios pendulares que actualmente circulam na Linha do Norte que após a construção do "TGV" Lisboa- Porto ficarão disponíveis.
Como já demonstrei aqui, existe já hoje a possibilidade de ligar a actual rede ferroviária ao Aeroporto Sá Carneiro a um custo baixo. o ASC ficaria assim rapidamente ligado directamente pela ferrovia tanto a Vigo como às regiões de Coimbra e Guarda. Esta é que devia ser a reivindicação imediata.
Rui Moreira vai mal quando desvaloriza o projecto de ligação ferroviária do Porto/Noroeste à Galiza. Está a ser portocêntrico e a desbaratar a solidariedade duma cidade importantíssima para esta batalha como é Braga e do resto do Minho, para quem esta obra é a única oportunidade de grande investimento na região.
É por estas e por outras que Rui Rio bate qualquer dos pretendentes por KO.

Sem comentários:

Leituras recomendadas