20070625

Prós e Contras - Porto IX

(infelizmente não consegui apanhar a intervenção do Prof. Marques dos Santos, e esta também não está completa)
Reitor da UFP

A DREN representa 65% dos estudantes do ensino básico e secundário (acho que foi isto).
O Porto hoje só tem um cluster em que vale a pena investir. É nas universidades. Na formação. No conhecimento.

Jornalista (não apanhei o nome)

O Porto hoje não é uma cidade, é uma marca. O Norte é uma invenção do Sul. Sabem porque existe um salão árabe, num palácio neoclássico - o palácio da Bolsa. A resposta está na casa da música. Quando o Porto acredita, quando o Porto é liberal à Porto (não há Chicago), quando sonha, as coisas acontecem. O Porto tem que ser pensado no contexto do país. O país tem que pensar nas cidades. Foram as cidades que fizeram a europa, não os países. O país não funciona se as suas cidades não funcionarem.

"Existe nos jornais uma lamúria permanente de que o Porto está em decadência." FCF

Jornalista 2 (também não apanhei o nome)
"Existe um problema de Lisboa em relação ao resto do país. O Porto e o resto do país não estão a conseguir impôr a Lisboa uma descentralização do país. O Norte e Centro que mais produzem para o país a seguir em Lisboa, são também as regiões menos produtivas.


Lisboa e Funchal absorvem 52% do crédito do país. O Porto só 11%. Se calhar não conseguimos por culpa nossa, porque deixamos Lisboa ter esse poder. Mas existe um problema de desertificação do país. Lisboa é, em paridade de poder de compra, a região mais rica da península ibérica."

Sem comentários:

Leituras recomendadas