20070618

Covardia

O que parecia uma louvável iniciativa da sociedade civil é, na verdade, uma demonstração de covardia e rebaixamento perante o Governo Central.

Não falo do facto de que a maioria dos empresários que pagou o estudo de Alcochete não querer dar a cara. Tendo em conta que a CIP e os investigadores que fizeram o estudo são entidades credíveis, e que os terrenos de Alcochete são do Governo, não me parece assim tão relevante que o público saiba quem o pagou. Para mim, basta que seja a CIP a dar a cara - está a defender os interesses dos associados da CIP (confesso que, se eu fosse membro da CIP, gostaria de saber quem pagou, mas aqui falo como cidadão).

Falo de todo o processo que precedeu a apresentação do Estudo. Uma covardia pegada. Então é preciso autorização do governo para fazer o estudo? E negociar com o governo quem o patrocina ou quem está envolvido? E negociar o que se estuda?

Uma sociedade civil em condições não teria medo do Governo Central. Apresentaria o estudo com todas as suas opções. Mas não. O Governo não quis, e a ACP foi afastada. A opção Portela+1 foi retirada do Estudo. Confederação do Turismo nem pensar.

Se houvesse transparência, o Governo estaria aberto a todas as opções. Se houvesse confiança na decisão da OTA, o Governo estaria aberto ao estudo e reestudo de outras opções pelos privados. Se houvesse confiança, o governo saberia que o estudo confirmaria as suas próprias decisões - que Portela+1 é inviável.

O Governo afirma que todas as opções foram exaustivamente estudadas. Sendo assim, só vejo uma razão para que Portela+1 não seja estudada outra vez. O governo já sabe que esta é a melhor opção. Daí que se afaste a ACP e a Confederação do Turismo. O Governo já sabe que o Norte e o Turismo ficarão prejudicados. Por isso, é melhor remeter esses potenciais incómodos para canto.

A CIP e os seus empresários baixaram a bolinha, enfiaram o rabo entre as pernas. Se o Governo não quer, não fazemos, não envolvemos, não analisamos. Em que mais será que a CIP cedeu?

E quanto à ACP e Confederação do Turismo? Ficam-se? Porque não financiam também um estudo sobre a Portela+1. Peçam aos vossos associados. Peçam aos portugueses. Eu não me importo de contribuir. De que têm medo? (Já agora, Marques Mendes, onde estás? Aqui está a tua chance. Junta alguns empresários do PSD e financia o estudo).

Ao fim de uma semana, já sabemos então quais os verdadeiros interesses por trás do estudo - os do Governo. Só não sabemos quais os interesses por trás do Governo. E é evidente que não são os interesses dos portugueses...

Sem comentários:

Leituras recomendadas