20070613

Estratégia de desenvolvimento regional sui generis II

Qual a semelhança e a diferença entre Alenquer e Azambuja?

Diferença: Alenquer está na região do Centro e a Azambuja na região do Alentejo.
Semelhança 1: Ambas beneficiam dos Fundos da UE definidos para as regiões mais pobres.
Semelhança 2: Ambas pertencem ao distrito de Lisboa.

Guarda, Viseu, Covilhã, Castelo Branco, Coimbra, Beja, Évora, e Portalegre agradecem. Sem dúvida irão beneficiar dos fundos de coesão regional aplicados nesses 2 concelhos.


P.S. O governo está a analisar a hipótese de incluir nos Açores a ilha de Porto Santo e a parte norte da Madeira. Só ainda não decidiu se Chelas pertence ao Alentejo ou ao Centro...

2 comentários:

Jose Silva disse...

Oportunismo tipo chico-esperto da administração central para sacar mais fundos da UE. A antiga região NUT2 Lisboa+VTejo, perdeu so concelhos pobre para o Centro e Alentejo. Agora é so região de Lisboa que engloba parte do distrito de Lisboa e Setubal. Tem uma consequência interessante. Acabou o mito das 5 regiões. O passo seguinte é convidar Aveiro a pertencer à região Norte...

PMS disse...

"convidar Aveiro a pertencer à região Norte..."

Brilhante, e muito oportuno. De forma sistemática Aveiro pretende juntar-se ao Norte e não lhe é permitido.
(mais por critérios "estatísticos" que racionais; estatísticos porque em Portugal as 5 regiões foram definidas de acordo com a estatística, e não de acordo com a economia, geografia, demografia, relações entre concelhos...).

Por exemplo no Turismo, Aveiro deveria estar na região Norte, pois depende do ASC e da capacidade de promoção do city break no Porto. Na situação actual, perde o Porto e perde Aveiro.

Aveiro, porque não é promovido, e não capta turistas do Porto. O Porto, porque não utiliza Aveiro para aumentar o conteúdo turístico e assim atrair mais turistas / garantir estadias mais longas.

Leituras recomendadas