20070625

Rui Moreira: Entre o mito e pés de barro

Antes de mais quero dizer que apesar de desconfiar de certas posições do Dr Rui Moreira, o balanço que faço é sem dúvida positivo e aclamo a sua intervenção em defesa do Norte. Ainda bem que ele existe.

No entanto, não posso deixar de colocar as minhas dúvidas.

1. Apesar de já ter sido debatido aqui a questão do apoio de Rui Moreira e da ACP à linha Aveiro-Salamanca, nunca fiquei totalmente esclarecido. Após as apresentações do professor Manuel Tão sobre a o custo/benefício da recuperação da linha do Douro, quase uma «Portela+1» da ferrovia a Norte, fico cada vez mais com a sensação que Rui Moreira é uma especie de Portuense. Coerência precisa-se.

2. No debate sobre a fusão de autarquias da AMPorto, Rui Moreira defendeu sempre frente a Rio Fernandes a lógica Gaia-Porto-Matosinhos sem esclarecer porquê. A área urbana do Porto contém também a Maia e Gondomar.

3. Ricardo Rio, PSD Braga, criou a expressão «Primavera Regionalista». Nos EUA foi inventada a expressão «falcões de aviário». Eu acho que por cá também temos os Regionalistas de Aviário, tal como no dia 6 de Outubro de 1910 ou 26 de Abril de 1974, não havia monárquicos ou simpatizantes de direita... Já agora uma história verdadeira: Ainda antes de Rui Moreira ser presidente da ACP, um dos funcionários da associação relatou-me o desabafo de um empresário em 1998: «Agora que eu tenho os circuitos de pressão junto do Terreiro do Paço bem montados, que me deu bastante trabalho a criar, faz sentido apoiar a Regionalização e perde-los ?». Não sei quem era o dito empresário, nem sequer se era associado da ACP. Mais tarde alguêm me disse que houve por parte dos empresários a Norte uma sobrevalorização do lobby junto do poder central, e que agora estavam arrependidos...

4. Outro assunto é a recente aproximação de Rui Moreira a Rui Rio. Diz-me com quem andas e te direi quem és. Eis o que escreve sobre Rio um dos seus antigos apoiantes.

5. O envolvimento de Rui Moreira em várias frentes, apesar de ser justificável para fins mediáticos, levanta também questões. A proximidade ao CDS também não é muito sensato numa eventual utilização eleitoral da notoriedade. Todos os políticos nortenhos dos partidos actuais, tendem a perder gas na zona de Santarém...

6. Mas o mais revelador de algum descontrole estratégico é a expressão «Regionalização Política» para além da Regionalização Administrativa e o 1º paragrafo do post de ontem na Baixa do Porto. Rui Moreira está a insinuar separatismo ? Vontade não falta a muita gente, mas seria levar para o campo da palhaçada o sério assunto do desenvolvimento a Norte liberto do «business as usual» Lisboeta.

Logo veremos. Certo é que a Blogosfera libertou uma tal vontade de desenvolvimento e liberdade a Norte que a Elite e Comunicação Social tentam recuperar o passo.

 

Sem comentários:

Leituras recomendadas