20070601

OTA vai ficar saturada em 2030 - Portela irá servir para aeroporto secundário...

"Augusto Mateus está a preparar o plano de ordenamento do território da Ota, onde defende o conceito de cidade aeroportuária. Apesar de ser a favor da desactivação da Portela, o economista defende que o actual aeroporto poderá compensar uma possível saturação da Ota."

Na leitura da entrevista feita no DE ficamos a saber muito sobre este projecto. A OTA estará esgotada em 2030. O seu custo deverá resvalar bastante. A solução Portela + 1 não é viável em 2020, mas em 2030 já é: mesmo depois de destruir este aeroporto, será viável construir outro no mesmo local. Como se vê, é um projecto com pés e cabeça...

Como podem ser aproveitados os terrenos da Portela?

"O fim da Portela é uma grande oportunidade para Lisboa. Pode permitir acabar com a 2º circular como circular e transformá-la numa grande avenida, como os espanhóis fizeram na M30. Podia fazer-se um parque verde e em vez de mais um projecto imobiliário, ter uma reserva de espaço para colmatar uma possível saturação da Ota em 2030 com um pequeno aeroporto para executivos."


O valor da Ota pode resvalar?

"Na maioria dos projecto deste tipo, na Europa, resvalou. Barajas, em Madrid, resvalou bastante."

1 comentário:

Jose Silva disse...

Pedro,

Temos que insistir na tese de que a Portela + 1 é viável. Temos que afirmar que o actual crescimento da Portela é conjuntural e não estrutural. Deve-se às lowcost e ao desvio de tráfego do ASC. O crescimento irá parar com o Imposed Peak Oil e com o TGV LX-Madrid.

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