20070601

OTA no Pravda: Ao longe percebe-se melhor

«O Dr. António Costa, Ex-Ministro da Administração Interna e notável do núcleo duro do actual governo, após o anúncio da sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa, respondendo à pergunta se o aeroporto da Ota não iria prejudicar a capital do país, disse que não; pelo contrário, irá libertar os terrenos da Portela para a construção de uma grande urbanização…»

«As projecções feitas, com base nas taxas de crescimento do tráfego aéreo até agora observadas, sofrem, do nosso ponto de vista, de um erro fundamental. Supõem que o Petróleo continuará abundante e que os preços, mesmo que subam, continuarão acessíveis à bolsa de uma classe média internacional que tem proporcionado um aumento constante do transporte aéreo de passageiros, mesmo depois do fatídico 11 de Setembro de 2001, um aumento que se deve sobretudo aos populares voos das companhias “ low-cost.»

«Por isso espanta que economistas como o Dr. Augusto Mateus, outro defensor dos grandes interesses económicos, justifique a necessidade de um novo aeroporto internacional, nomeadamente na Ota, estribado num hipotético aumento do turismo internacional para as próximas décadas, defendendo que Portugal deve afirmar-se como destino turístico alternativo a outras regiões da Europa Meridional.»

«O Dr. Cavaco Silva nas suas declarações privilegiou o Parlamento como a sede própria para o debate de tão importante questão. Neste ponto não estamos inteiramente de acordo. O governo tem naquele areópago uma maioria absoluta. Discussão haverá, porém na hora de decidir, já sabemos qual será a decisão… O debate apenas servirá para cumprir o formalismo de uma opção já tomada nos gabinetes do Governo e dos grandes interesses económicos. Será pois um pouco, como “para inglês ver”.»

1 comentário:

Gabriel Silva disse...

«Ao longe»? mas a pessoa que assina o texto «Artur Rosa Teixeira - artur.teixeira@netcabo.pt» vive em Portugal!!!

Leituras recomendadas