Na leitura da entrevista feita no DE ficamos a saber muito sobre este projecto. A OTA estará esgotada em 2030. O seu custo deverá resvalar bastante. A solução Portela + 1 não é viável em 2020, mas em 2030 já é: mesmo depois de destruir este aeroporto, será viável construir outro no mesmo local. Como se vê, é um projecto com pés e cabeça...
Como podem ser aproveitados os terrenos da Portela?
"O fim da Portela é uma grande oportunidade para Lisboa. Pode permitir acabar com a 2º circular como circular e transformá-la numa grande avenida, como os espanhóis fizeram na M30. Podia fazer-se um parque verde e em vez de mais um projecto imobiliário, ter uma reserva de espaço para colmatar uma possível saturação da Ota em 2030 com um pequeno aeroporto para executivos."
O valor da Ota pode resvalar?
"Na maioria dos projecto deste tipo, na Europa, resvalou. Barajas, em Madrid, resvalou bastante."
1 comentário:
Pedro,
Temos que insistir na tese de que a Portela + 1 é viável. Temos que afirmar que o actual crescimento da Portela é conjuntural e não estrutural. Deve-se às lowcost e ao desvio de tráfego do ASC. O crescimento irá parar com o Imposed Peak Oil e com o TGV LX-Madrid.
Enviar um comentário