Mário Lino confirmou o que toda a gente já sabia.
O aeroporto do Porto não pode ter uma gestão independente.
Numa política aeroportuária nacional que tem por base uma lógica concentracionista e "otista", as infraestruturas periféricas não podem saír do diapasão centralista. Mário Lino, que tem dado a cara por este modelo aeroportuário, entende que quem vencer a privatização da ANA, ficará com os três aeroportos continentais. De um monopólio público passaremos para um monopólio privado! Os interesses aeroportuários nacionais são confundidos com os do novo aeroporto internacional de Lisboa!
Rui Moreira tem sido a cara da contestação a este projecto. Avança com a ideia de copiar o modelo dos portos nacionais; têm gestão privada e concorrem entre si. Porque é que o sistema aeroportuário nacional não pode obedecer á mesma lógica concorrencial?
Simplesmente porque o projecto da Ota é a pedra de toque da politica governamental para o negócio aéreo. O "hub" de
Lisboa é confundido com o "hub" nacional - a ideia é que os moradores de Pitões das Júnias e de Vila Real de Santo António, se desloquem até à Ota para apanhar o avião!
Os interesses regionais não têm importância face ao mega projecto centralista!
Nota: Rui Moreira fez notar que a privatização da gestão do "Sá Carneiro", deve ser feita com base num concurso internacional - não se referiu à entrega pura e simples da dita gestão às "forças locais"!
6 comentários:
Bom post!
Para quando o Rui Moreira presidente da CMP?
Só não digo o que me vai na alma quanto às afirmações do Mário Lino por respeito aos leitores deste blogue, que não merecem linguagem imprópria...
"Eu mando fazer uma avaliação do aeroporto, pergunto se o querem comprar e o vão gerir, mas no dia seguinte fechavam a porta do aeroporto", afirmou Lino.
Portanto, os investidores privados costumam comprar aeroportos para os fechar. Aliás, se a ANA fosse privada, o novo dono fechava imediatamente os aeroportos, não fossem eles dar lucro...
Mário Lino anda a falar muito com os investidores da OTA. Eles é que afirmam que sem a gestão nacional dos aeroportos, a OTA fecha no dia seguinte.
Rui Moreira agora é aliado de Rui Rio. Um dia destes vou abater a credebilidade do Rui Moreira... Vou, vou.
Acho que o silêncio de Rio ainda é mais preocupante!
J.
o josé silva nao perdoa ao rui moreira por ele o ter metido na ordem . tudo porque o zé se enganou e escreveu que ele era investidor no Burgo. :-))
Enviar um comentário