20070630

Blogminho: A Blogosfera ao serviço do desenvolvimento regional

Como se pode lêr aqui a Blogosfera alterou política nacional. Um verdadeiro 5º poder foi criado a partir da participação dos cidadãos.

 

Não podemos no entanto cantar vitória. Decorre o processo contra o autor do Portugal Profundo e Pacheco Pereira defende a responsabilização dos autores de blogues pelos comentários dos seus leitores. Lá por fora, na China e Rússia os blogues são objecto de autorização estatal e nos EUA apesar de livres dificilmente vencem o «mainstream media» conivente.

 

Em Portugal o desenvolvimento regional é uma miragem. Basicamente existe uma cidade Macrocéfala que quer ter 6 milhões de pessoas e autarquias que gerem pequenas realidades e pequenas corrupções como o PovoaOnline e Baixa do Porto relatam.

 

É preciso que a Blogosfera Local e Regional mude também a respectiva política. É preciso mais pesquisa, mais leitores, mais bloggers, maiores audiências subtraídas aos jornais locais, também eles muitas vezes coniventes.

 

Ao nível regional, concretamente a região Norte, também há bastante a fazer. Precisamos de nos conhecer melhor: Litoral e interior, Minho e portuenses, Braga e Guimarães. O Norteamos está cá mesmo para isso, para potenciar o debate Intra-Norte.

 

As elites estão cansadas, os partidos sem credebilidade, a sociedade cívil atarefada em sobreviver. Restam os Bloggers. Mãos à obra !

 

Votos de boa tertúlia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só estive no jantar e foi produtivo a partir do dia 7 de julho, o blogminho arranca tendo como pano de fundo 10 temas relativos à região.

Leituras recomendadas