20070622

7 Maravilhas de Portugal II

No próximo dia 7 de Julho de 2007 vão ser revelados os monumentos eleitos para as "7 Maravilhas de Portugal". Refira-se ainda que já existe uma lista (que data do final do Abril) com os 10 mais votados. Verifica-se que 8 dos 10 mais votados estão a menos de 70 km de Lisboa (é a demografia a funcionar...), e apenas um monumento do Norte (Guimarães) está nos 10 primeiros, não sendo certo que esteja nos primeiros 7.

Seria fantástico ter um monumento no Porto, Minho e Douro. Colocaria claramente o Norte no mapa turístico português. Toda a região beneficia da eleição de um monumento. O Palácio de Mateus daria um óptimo impulso inicial ao Turismo no Douro. Quem visita o Castelo de Guimarães (vindo de longe), não deixará de ir visitar também Braga, Barcelos e Viana. A Igreja de S. Francisco é um óptimo ponto de partida para um cruzeiro no Douro... Da mesma forma, as ambições de Coimbra no City Break sairão goradas sem a eleição do Paço da Universidade. E viajar até Coimbra, para um turista que inicie a sua viagem em Lisboa, é meio caminho andado até ao Norte.

Várias institui se têm organizado na caça ao voto. Para promover Aljubarrota, a câmara municipal, nos cursos de informática para cidadãos de 3ª idade, incentivou-os a votar mal os ensinou a criar um e-mail. Vários blogues foram criados para promover a eleição de determinados monumentos. Todos os monumentos são fantásticos (ou quase todos...). O concurso há muito que não está a eleger o melhor monumento. Está apenas a testar a capacidade de angariação de votos de cada "lobby". Não é bairrismo (o meu é melhor que o teu), é puro calculismo...

As informações recolhidas indicam que uma centenas de votos serão suficientes para conseguir atingir a posição 7. Apelo, por isso, ao voto dos nortenhos nos seguintes monumentos.

  • Castelo de Guimarães (Guimarães)
  • Igreja de S. Francisco (Porto)
  • Igreja e Torre dos Clérigos (Porto)
  • Palácio de Mateus (Vila Real)
  • Paço da Universidade de Coimbra (Coimbra)
  • Ruínas de Conimbriga (Condeixa a Nova / Coimbra)
  • 7º Monumento à escolha.

Votar é facil e rápido. Basta clicar aqui. Quando votar, deixe uma mensagem na caixa de comentários ("já votei") para fazermos uma estimativa dos votos angariados. Se quiser, copie este post para o seu blogue pessoal. E boa sorte ao Norte.

9 comentários:

Anónimo disse...

pelos monumentos que poseram vejo que voces defendem o portugal do minho ao mondego
esta correcto, para mim esse tambem foi sempre o verdadeiro portugal

Anónimo disse...

Se queremos ver a nossa região desenvolver-se temos que votar naquilo que o senhor mandou, pois claro.No dia 7/7/07 vai decidir-se o futuro da nossa região.Votem todos no Norte!

Pedro Morgado disse...

Discordo.
É uma votação sem interesse absolutamente nenhum, mal organizada e apenas para show off.

PMS disse...

Pedro Morgado,

de facto, o concurso não tem interesse nenhum, e não está lá muito bem organizado. No entanto, vou ter 75 anos, e alguém ainda vai falar no monumento x, considerado uma das maravilhas de Portugal.

Lá por ser um concurso "duvidoso", isso não nos deve impedir de tentar usufruir do seu resultado.

Tiago Laranjeiro disse...

Não será por acaso que a UNESCO recusou, por várias vezes, qualquer ligação ao projecto do concurso das 7 Maravilhas, como tem sido noticiado pelos media. Segundo a UNESCO, o mesmo seria inconsequente, e não resultaria em nenhuma garantia de preservação do monumento, nem tão pouco estava de acordo com a lógica muito pouco universalista como estava a decorrer a votação, na qual praticamente só os habitantes dos países ricos teriam acesso à mesma...

Anónimo disse...

O Mosteiro dos Jerónimos não mereceria estar entre as "sete maravilhas de Portughgal"?

Zé da Burra o Alentejano

PMS disse...

Mosteiro dos Jerónimos.

Deveria, e não tenho qualquer dúvida que estará nas 7 maravilhas eleitas.

Tal como acho que uma boa parte dos 21 finalistas são merecedores de tal. E que pelo menos 2 das minhas propostas também o são (e confesso que não as conheço a todas com o detalhe devido)

Como disse no post, a minha proposta não tem em conta critérios de mérito. É puro calculismo. Se isto fosse um concurso sério, a minha proposta seria diferente. Mas este não é um concurso sério.

Anónimo disse...

De Zé da Burra o Alentejano ao caro Pedro Menezes:

Agora já estou mais descançado, como não constava na lista das suas sete propostas maravilhas, eu só estava com receio que o Mosteiro dos Jerónimos ficasse esquecido!

PMS disse...

Caro, por algum motivo existe um 7º monumento à escolha. : )

Leituras recomendadas