20070705

No Público - Hospitais do Norte incumprem a lei por pressões?

Esta notícia é o exemplo do que é o mau jornalismo. O título é "Uma semana antes do prazo previsto na lei - Hospitais do Norte antecipam realização de abortos por pressão de utentes"

- "Uma semana antes do prazo previsto na lei. Hospitais do Norte antecipam realização de abortos". Pelo contrário - os hospitais começam a realizar abortos dentro do prazo previsto na lei. O prazo previsto na lei é o prazo limite, não a data de entrada em vigor (essa já passou...). Logo, não há qualquer antecipação, apenas cumprimento de prazos. Para a semana, já era tarde de mais.

- "...por pressão dos utentes". Esta é de rir. Houve algumas mulheres a telefonar para saber quando podiam fazer o aborto, os médicos temeram sobrecarga na próxima semana. Responder adequadamente à procura esperada de um serviço é agora considerado "ceder à pressão". Mas que grande pressão. Esses médicos nos hospitais do Norte devem ser umas florzinhas de cheiro...

Do lado esquerdo, tem uma legenda, debaixo da foto, que diz: "Em Lisboa estão já a realizar abortos a Maternidade de Alfredo da Costa (MAC) e o Hospital de Garcia de Orta (Almada)" Depois, no texto, ficamos a saber que, em Lisboa "globalmente, as unidades ainda não estão prontas para começar já a aplicar a lei"
- Então a notícia é sobre os hospitais do Norte e a foto é sobre Lisboa? Está tudo maluco? E em Lisboa "anteciparam" por "pressão" de quem?

Não percebo. Não percebo porque se dá a ideia de incumprimento da lei, não percebo a cedência a pressões (inexistentes) e que iriam contra a e à consequente cedência a pressões ilegítimas (pois o hotel não estaria no cumprimento da lei...), não percebo a comparação com Lisboa numa notícia sobre o Norte.

Sem comentários:

Leituras recomendadas