20070703

Ciclovias em Linhas desactivadas : Dois casos no Norte

A reconversão de linhas desactivadas em ciclovias tem já uma expressão significativa em diversos países do Mundo. Em Portugal, dá-se agora os primeiros passos, e na Região Norte temos já alguns exemplares. No entanto, destaco dois que me parecem bastante pertinentes.

Começo pelo exemplo de Guimarães – Fafe
Esta via tem uma extensão de 14 km, começa na freguesia de Mesão Frio, concelho de Guimarães, e termina no lugar da Foz a 1 km do centro da cidade de Fafe.No entanto, esta via foi completamente deixada à sua sorte, como se pode ver neste artigo de João Sarmento.Trata-se de uma via com cruzamentos com estradas principais e secundárias. Com obstruções causadas por aluimentos de terra, e por viaturas que tem a possibilidade de entrar pela via.Para além disto temos ainda os antigos edifícios ligados ao mundo ferroviário, que estão degradados.

Como exemplo oposto temos a via Valença – Monção
É uma via de 13 km que começa uns metros a norte da estação de Valença, termina às portas da vila de Monção.Neste caso falamos de uma via segregada para bicicletas e peões, com cruzamentos bastante seguros (apesar de obrigarem o ciclista a sair da bicicleta para contornar as grades de segurança), com um óptimo piso, com sinalização adequada e informativa, com um centro de interpretação, e com os edifícios requalificados. Isto para não falar na interessante paisagem e locais de interesse que a “ecopista” proporciona.

Dei estes dois exemplos apenas para dizer que não basta às autarquias construírem estas infra-estruturas, há que mantê-las, e também, que este tipo de projectos são bastante interessantes (no caso de o comboio estar mesmo fora de hipótese), mas podem ser ainda mais interessantes caso haja divulgação por um organismo supra concelhio, como acontece em Espanha.
Por curiosidade e para quem costuma estar pelo país vizinho deixo a ideia de visitarem este portal, e de darem uma especial vista de olhos no mapa. Vale a pena ver as diferenças.

Também publicado em www.tocaaandar.blogspot.com/

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