20070718

Modelo de Drenagem 2

«O que acontece essencialmente nas últimas duas décadas é a deliberada estratégia de captação das funções de direcção e todas as funções subsidiárias e correlacionadas para Lisboa. Isto é, para Lisboa sugam-se a alta direcção da administração pública, as funções mais relevantes do sector terciário, criativo e dos mass media. Neste último caso até a lei que proíbe as televisões regionais não é inocente. Para o arco-noroeste fica a indústria de mão de obra intensiva e o comércio de retalho. Isto prefigura um sistema de desenvolvimento dual. Um de cariz mais elevado para Lisboa, outro de nível mais baixo para o Norte. Mesmo as actividades de alto valor acrescentado que por aqui teimam em subsistir e crescer correm sempre o risco de ter que migrar por falta de capacidade de consumo duma população de baixo poder de compra. É este o risco que corre o noroeste.»

Caro António,

Você tem razão na explicação do modelo dual: Lisboa fica com a carne e deixa os ossos para o Norte. Mais do que avançar com soluções, acho que é necessário consciencializar o Norte do destino que tem. Sobretudos os iludidos com o futebol precisam de saber da inviabilidade do território e já agora do porquê da desvalorização dos imóveis. Está tudo relacionado. Bastaria que 1 milhão de adeptos do FCP percebessem o que é a Drenagem em vez de saberem a última contratação, que nem precisariamos de Regionalização. Também tem razão ao afirmar que não basta a sociedade civil/empresarial fazer um esforço adicional. Haveria de chegar a um ponto em que seria mais lógico migrar. Desafio-o a postar mais sobre este assunto.

2 comentários:

António Alves disse...

modéstia à parte, não tenho feito outra coisa. daqui a alguns dias, com mais tempo disponível que umas rápidas surtidas às caixas de comentários, voltarei ao tema.

Anónimo disse...

"Neste último caso até a lei que proíbe as televisões regionais não é inocente"

Isto é verdade? As tv's regionais são proibidas por lei?

Jcbarbosa

Leituras recomendadas