20071006

Estatísticas

O INE (e o Governo Português, e a União Europeia) divide Portugal continental em 5 regiões - NUT II. Estas, por sua vez, dividem-se em regiões mais pequenas, as NUT III, para as quais o INE também produz estatísticas.

No entanto, na comunicação social, quando se fazem análises económicas comparativas entre as regiões, são sempre a nível de Nut II. Nessas análises, o Norte tem vindo sempre em último lugar.

A situação em si já é muito preocupante. Mas é ainda mais preocupante quando nos apercebermos que no Norte (NUT II) está incluido o Distrito do Porto (NUT III), que é o segundo mais rico do país.

O Norte está mal. Mas, no interior norte, não é mau, é catastrófico!

3 comentários:

Unknown disse...

Meu comentário é para contestar a forma indelicada da sua opinião ontem. Portugal não é sua coutada e alem do mais a grosseria não esta na gene nortenha, como o sr se apresentou no Blasfémias
O apanágio da verdade não é seu e outras pessoas podem ter opções que não as suas. Se lhe agrada a vergonha desse país de maltrapilho, o que somos, então deixe que outros possam lutar por defender Portugal, como acha ser melhor.
Não esqueça que desde a muitos anos andamos a reboque da história ocidental.
Com raiz transmontana, a séculos, so posso lamentar a falta de gentileza apresentada.
Cunprimentos
Alice Goes

Anónimo disse...

este conflito com o verbo haver já é mais velho que ...

PMS disse...

Cara Célia / Alice Goes, suponho que se refere ao texto sobre a monarquia, e creio que fui mal entendido.

Não tenho qualquer problema com os monárquicos (pelo menos não tenho qualquer problema em que expressem a sua opinião).

Mas ontem, bem mais importante do que o aniversário da república, é o aniversário de Portugal (fez 864 anos). Portugal tornou-se independente do Reino de Leão em 5 de Outubro de 1143. Logo, ao contrário do afirmado, há um motivo para comemorar: o sermos portugueses.

Não fui gentil. Também não fui grosseiro. Apenas provocador (não é Espanha o país adequado para quem gostaria de ser espanhol?)

Espero não ter sido mal entendido agora. Tentarei ser mais claro nos meus comentários no futuro.

Leituras recomendadas