20071001

Estratégia de Portugal no Contexto Ibérico: o modelo em "Pi"

"Há uma divisão no pensamento estratégico português relativamente à Espanha:

- Há os que não imaginam sequer que a Espanha existe

- Os que acham que o melhor é meter a cabeça na areia e não falar do assunto

- Os que defendem uma aproximação privilegiada à Galiza, por forma a criar um forte eixo atlântico que compense o centralismo radial de Madrid

- Os que, pelo contrário, pretendem prejudicar a estratégia anterior e optam por privilegiar o eixo "turístico" e diplomático Lisboa-Madrid

- E, por fim, os que (como eu) crêem dever discutir-se abertamente este tipo de questões, e propõem uma estratégia em forma de "Pi" na reorganização das nossas relações com as Espanhas: um forte eixo atlântico e transatlântico, que compense o centralismo radial de Madrid; um eixo Lisboa-Barcelona, passando por Madrid, que aliviará a pressão madrilena para chegar a Lisboa, deixando ao mesmo tempo campo livre para um vai-e-vem estratégico mais amplo, que aproveita as estratégicas plataformas radiais de Madrid; e finalmente uma curva comercial que ligue o Porto-Aveiro a Salamanca, San Sebastián (Donoztia), resto da Europa."

António Cerveira Pinto, num comentário numa das suas postagens

2 comentários:

António Alves disse...

Esta estratégia (pi deitado) é teoricamente muito boa e eu assinava-a por baixo - como aliás o fiz aquando do seu aparecimento no tempo do Durão Barroso. Mas transporta um pequeno problema de que eu depressa me apercebi: nunca existiu a honesta intenção de a levar por diante pelos governos; foi uma casca de banana lançada ao norte e aos deptos da via galega; foi um abrir de porta à construção da ligação Lisboa-Badajoz; rapidamente tudo o resto foi atirado para as calendas gregas e o pi transformado num belo L, de Lisboa. Julgo que o antónio maria anda um bocado desfasado.

Mas aproveitando a onda dos tempos, aí está um bom tema para ser pegado pelo Menezes: exigir que a ligação Porto-Aveiro-Salamanca seja construída em simultâneo com a ligação Lisboa-Badajoz. Se ele o fizer, até eu me inscrevo no PSD.

Anónimo disse...

António,

Penso que o autor referia-se ao PI deitado como estratégia de desenvolvimento económico e não ferroviário.
Cá por mim prefiro o Douro a Aveiro-Viseu-Guarda-Salamanca. Tb me inscrevo no PSD se necessário.

JSilva

Leituras recomendadas