20071004

Leituras 20071004

·         Desconcentração universitária?:

·         Corrupção em Lisboa e autarquias afinal com superavit;

·         PSD Porto e PCP Vouga leêm o Norteamos:

o        PSD Porto propoe investimentos na linha do Douro;:

o        O PCP entregou ontem na Assembleia da República uma petição com 4500 assinaturas solicitando que a reabilitação da linha do Vale do Vouga seja debatida em plenário. Há mais de um ano que os comunistas andam a recolher assinaturas pelos concelhos de Espinho, Aveiro, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Águeda, por onde a via-férrea, que este ano comemora 99 anos de actividade, circula.

·         No outro dia, no PortoCanal, Paulo Morais, ex vice-presidente da CMPorto, mostrou-se muito regionalista e pró-menezes. Quem diria. Será que se passou para o outro lado ? E Rui Rio volta para Lisboa, de onde não devia ter saído, ou vai tomar mais aditivos para o seu regionalismo de aviário ?

·         «Populismo? Pois sim, populismo q.b., para aplacar a ignorância, a irresponsabilidade, a leviandade e o sórdido patuá ("tio Jorge", "patrão", "gato constipado") que as elites urbanas e sub-urbanas do Bloco Central e apêndice desenvolveram ao longo das últimas duas décadas para se haverem com os negócios do país. Como do futuro da nossa integração europeia já só se adivinha o fim dos fundos, a divergência, a defecção e facadas traiçoeiras, o melhor mesmo é promover e garantir uma saudável descentralização democrática dos orçamentos e das decisões.»

6 comentários:

Salem disse...

duplicação da linha do Douro??? Não me parece muito viável, nem o volume de tráfico o exige, penso eu..Agora, a sua modernização e reabertura do troço Pocinho - Barca dalva, isso já era outra história..

Anónimo disse...

Acho que faz sentido a duplicação e electrificação até à Régua. Já foi executado até MCanavezes. Faltam portanto uns 50 km.

SALEM, já leu os artigos de MMT sobre a recuperação linha do Douro publicados em Junho aqui no blogue ? Muito interessantes para estudantes de economia dos transportes.

Jsilva

António Alves disse...

A Linha do Douro está duplicada até Caíde. Tecnicamente é fácil duplicá-la até pelo menos Mosteirô. No entanto, é urgente duplicá-la até ao Marco para lá levar os urbanos. Daí em diante uma linha modernizada é suficiente

Salem disse...

Jsilva

Sim, dei uma vista de olhos e fiquei "escandilazo" com os 11M€ que sao precisos para reabilitar a linha desactivada. É praticamente de graça.

Antonio Alves

Um dos motivos porque a electrificação e duplicação não chegou ao Marco, é o tunel que tem logo a seguir a caide..

António Alves disse...

caro salem,

o túnel não é motivo nenhum. o motivo é a falta de vontade em gastar dinheiro no alargamento do túnel.

António Alves disse...

e mais: pelo menos a electrificação DEVIA ter chegado ao Marco. O túnel não representa qualquer impedimento a esse desiderato.

Leituras recomendadas