20071008

Leituras 20071008

·         Investimento estrangeiro em Paredes;

·         Procura de escritórios em Lisboa é o triplo da oferta nova. Será que os operadores imobiliários a Norte não conseguem contactar esta procura e convence-los a instalarem-se por cá ? É que por cá o m2 e os custos salariais são mais baratos e estamos mais próximo da Europa... Faltarão operadores imobiliários mais empreendedores ? Parece que sim.

·         Porto-Paris e Porto-Lyon via Easyjet; Não deveria ser Bragança-Paris ? Ah, falta o upgrade do aerodromo de Bragança ! Se o presidente da Associação de Munucípios de Trás-Os-Montes e Alto Douro fosse regionalista de 1ª geração, em vez de 2ª, provavelmente já se tinha conseguido...

·         Lendo bem este artigo, percebe-se que a corrupção em Portugal está muito bem centralizada nas mãos dos centralistas...

·         A recente tomada de poder económico e mediático a Norte (compra da Galp por Amorim, Lusomundo por Joaquim Oliveira e OPA da Sonae sobre a PT) tiveram um padrão comum: Financiamento do Santander. Terá sido isto premeditado em Madrid ? Mais análise à geopolítica peninsular, desta vez sobre a continuidade da monarquia espanhola, por António Cerveira Pinto, um lisboeta por vezes com tiques centralistas, mas nunca distraído. No meio destes temas a célebre «aproximação à Galiza» é para amadores.

4 comentários:

António Alves disse...

Caro José,

o "antónio maria" comete o erro clássico dos "lusitanos" quando analisa a situação espanhola, a pulverização do actual Estado centralizado em Madrid e a formação da putativa federação ibérica: Portugal não integrará essa federação como um todo. Será absorvido aos pedaços pelos distintos Estados fronteiriços que nos rodeiam. Como aliás já vai acontecendo devagarinho e imperceptivelmente. É nisso que os "galaicos" apostam. E é isso que eles lá em Lisboa, na sua imensa ignorância, não alcançam.

Anónimo disse...

Se houver integração de Portugal na tal federação, que eu duvido, provavelmente será em pedaços, reconheço. Eu insinuo isso mesmo com o incremento do poder económico a Norte (financiamentos do Santander a grupos de cá) manipulado por Madrid. Estão a enfraquecer Lisboa e fortalecer o Norte, para atingirem os seus objectivos de absorção de Portugal.
Este assunto vai muito para além da abordagem antropológica dos galaicos.

JSilva

António Alves disse...

a História tem destas ironias: neste momento os interesses "madrilenos" são os mesmos que os "galaicos" :->

Jose Silva disse...

Madrid está a apoiar o Norte e não necessariamente os Galaicos:

Também sabemos que os recentes ganhos de poder económico no Norte de Portugal face a Lisboa, compra da Galp pelo grupo Amorim, OPA Sonae sobre PT e regresso da Lusomundo a mãos nortenhas e consequente viragem editorial do JN, tiveram como eixo comum o financiamento do grupo Santander. Ora, da geopolítica, compreende-se facilmente que Castela está a atacar Lisboa «dividindo» Portugal. Lisboa que responde ao peso de Castela reforçando-se à custa de Portugal; Castela responde com a criação de divisões em Portugal. Daí a imaginativa notícia das intenções autonomistas do Porto no El Pais. Conjunturalmente e inconscientemente, Castela tem feito mais pelo Norte de Portugal ao «atacar» Lisboa, do que nós próprios, ignorantes, Felizes Como no Prozac (FCP), manipulados pelo «mainstream media» da capital, políticos locais cata-vento/yesman ou pelos empresários portuenses anti-regionalização.
(porque não queriam ameaçar as redes de lobby montadas com o poder central).

http://www.porto.taf.net/dp/node/1965

Leituras recomendadas