20070910

VALE DO AVE

Esta investigação surge no âmbito do projecto europeu CAPRIGHT, integrado no sexto Programa Quadro da União Europeia. Será efectuado por 26 equipas de investigação de 13 países europeus, entre 2007 e 2010.
“O estudo no Vale do Ave foi uma iniciativa da FEP, e escolhemos estudá-lo por diversas razões. É uma região com um fraco índice de escolarização e onde há desafios a nível do mercado de trabalho, devido à estrutura da escolarização e competitividade e a nível dos seus desempregados. Era uma região dependente da indústria têxtil e do calçado, e têm surgido barreiras à reinserção no mercado de trabalho”.
A nível local”, sustenta Sara Cruz, “vamos dedicar estudos a políticas de formação, qualificação e focar a questão da empregabilidade, bem como o nível de dinamismo e cooperação entre instituições locais. Em suma, o que se pode fazer para o bem-estar colectivo, a nível regional”.

Ora aqui está uma excelente notícia! Para desenvolver as regiões é necessário começar desta forma: Estudando, analisando e por fim, implementando!

1 comentário:

Luís Bonifácio disse...

Pena é que o que hoje se passa no vale do ave já estivesse previsto há 20 anos atrás. E ninguém, desde o estado aos "empreendedores" tivesse feito alguma coisa.

Leituras recomendadas