20070918

Política de turismo do norte com cem milhões de euros até 2013

"A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) apresentou hoje a política para o desenvolvimento do turismo na região, uma iniciativa inédita em Portugal que contará com cem milhões de euros de fundos comunitários até 2013.

Esta verba é canalizada através do Programa Operacional Norte do QREN, o Quadro de Referência Estratégico Nacional, que enquadra os fundos comunitários para o período 2007-2013, e "uma parte significativa" será destinada ao desenvolvimento do turismo no Vale do Douro, disse o presidente da CCDRN, Carlos Lage.

"Penso que somos pioneiros ao propormos uma política de turismo regional", disse Carlos Lage, defendendo a necessidade de ser criada a Região de Turismo do Norte, com uma política de turismo regional para "responder à ausência de uma política de turismo para o norte do país"."Temos um diagnóstico, uma estratégia e uma política de turismo para a região", frisou o presidente da CCDRN, defendendo que a elaboração desta política pretende "contribuir para regenerar a economia regional". Para Carlos Lage, a política regional de turismo "já deveria existir há muito tempo", considerando ser "quase criminoso" não ter sido ainda devidamente aproveitado o potencial turístico da região norte.

(...) A CCDRN pretende que o norte do país seja "uma das regiões de maior crescimento turístico" em Portugal, assumindo-se como um destino de excelência
histórico-cultural, além de se tornar no primeiro destino enoturístico nacional. O norte do país deverá ainda tornar-se no primeiro destino de turismo de natureza e rural em Portugal.

Para atingir estes objectivos, foi definida uma estratégia centrada no lema "Uma região — Quatro destinos", que divide o norte do país nos destinos Minho, Porto, Trás-os-Montes e Douro.No início de 2008, segundo Carlos Lage, a CCDRN estará em condições de divulgar as condições de acesso aos cem milhões de euros que se pretende que mudem a face do turismo no norte do país até 2013."

Comentário 1: Uma boa notícia para o Norte. Já não era sem tempo.
Comentário 2: Não deveria apresentar isto apenas quando já pudesse também divulgar as condições de acesso?

1 comentário:

sguna disse...

Portugal: o país dos planos e de programas.

Fico à espera de ver iniciativas concrectas.

Leituras recomendadas