"A Associação de Desenvolvimento do Turismo na Região Centro (ADTRC) extinguiu a agência de promoção turística - incluída nos seus estatutos - e promoveu a constituição da Associação para a Promoção do Turismo na Região Centro de Portugal - Turismo Centro de Portugal (TCP). Duas das principais regiões deNão me parece que a desvinculação da "Rota da Luz" (Região de Turismo de Aveiro) seja inocente. Agora que não faz parte da Região de Turismo do Centro, estão criadas as primeiras condições para que venha a fazer parte de uma futura Região de Turismo do Norte.
turismo, a da Serra da Estrela e da Rota da Luz, já se desvincularam da ADTRC e recusam--se a fazer parte da nova TCP." - DN Online
Tendo em conta o post anterior, esta notícia vem mesmo a propósito.
12 comentários:
Bem, deixo aquí uma proposta para reflectirem, no centro também já se começam a levantar vozes contra a centalização:
http://campus-textos.blogspot.com/2007/09/presidente-do-conselho-de-reitores.html
A respeito das regiões de turismo, em particular da efectividade da R.T. do Minho, mas também a nivél nacional. Existe comparação com a oferta de regiões semelhantes de outros países Europeus? Acho que estes senhores ainda têm muito que trabalhar.
exacto sguna, basta ver o trabalho da turgalicia.
Já vi também num blog a falarem sobre uma junção do Norte com a Galiza em termos turisticos, o que pensam disso??
Quanto a Aveiro, venham eles!!!
A colaboração para criação de "rotas" comuns, bem como para juntar uns "dinheiros" para a promoção em mercados mais distantes faz todo o sentido. Portugal como um todo faz isso com Espanha para a China, por exemplo.
Faz sentido fazermos isso para os países do centro-leste europeu. Em particular a Polónia.
A Galiza tem um grande atractivo: Santiago. O Norte tem outro, o Douro (vinho do Porto). A juntar a isto, o aeroporto fica no Porto. Quem quiser ir à Galiza tem que passar pelo Norte de Portugal. E nós, para atrair mais turistas, temos de lhes "vender" a Galiza.
P.S. Podemos também vender na Irlanda e Escócia a nossa rota "celta", embora tal esteja por trabalhar em Portugal.
já se vê um pouco disso das rotas no PNPG e no parque do Xurés..Tenho aqui em casa um folheto espanhol com trilhos la no Xurés, e uma das rotas vem de lá de Lobios ( a norte da Portela do Homem e a este do Lindoso) até aos Arcos de Valdevez.
Há algumas coias engraçadas que se pode fazer em conjunto.
Quem poderia ainda lucrar mais com uma junção turistica era o ASC.
"A juntar a isto, o aeroporto fica no Porto. Quem quiser ir à Galiza tem que passar pelo Norte"
Quem quer ir à Galiza (vindo de fora da peninsula), voa para Madrid e depois apanha a ligação para a Corunha, Vigo, etc. Os espanhois não andam a dormir! Nós é que não aproveitamos o facto de ter o aeroporto tão perto!
Sim, mas atenção que os espanhois vão investir forte no aeroporto de Santiago. Mesmo assim, eles ainda nem metade do "nosso" trafego tem..
Eu conheço vários casos de quem voa para Barcelona/Madrid via Vigo. O inverso - ir para Vigo via Porto - é que não. Desconheço qualquer promoção de companhias aéreas que operam no ASC na Galiza. Mas mesmo que exista, será dificil devido à ausência de transportes integrados. Já se sabe que um comboio para 4 pessoas na capital, é mais importante que os acessos para um aeroporto internacional.
"Eu conheço vários casos de quem voa para Barcelona/Madrid via Vigo. O inverso - ir para Vigo via Porto - é que não."
Existe, mas é feito de autocarro. Não te lembras das noticias de que o Aeroporto Sá Carneiro (ASC) contratou autocarros para fazer o transporte dos passageiros que quisessem ir até Vig o(ou quisessem vir de Vigo apanhar o avião ao Porto)
http://www.farodevigo.es/secciones/noticia.jsp?pRef=3124_2_166274__GRAN-VIGO-aeropuerto-Oporto-capta-300000-pasajeros-Vigo-area
saiu hoje no Faro...
Pois existe, demora 3h30min!!! E ao Sábado e Domingo parece que só há uma ligação. Provavelmente a procura justifiqua o horário/frequência. O que eu dúvido, é que se tente muito em aumentar a procura!
Querem que o Aeroporto sirva toda a região do norte da península, aqui fica um exemplo para fazer no futuro:
http://www.manchesterairport.co.uk/web.nsf/Content/CoachNetworkMaps
http://www.manchesterairport.co.uk/web.nsf/Content/RailNetworkMaps
Os links não ficaram completos. Aqui fica a última parte:
/Content/RailNetworkMaps
/Content/CoachNetworkMaps
Enviar um comentário