20070921

Leituras 20070921

Chaves-Verín: Eurocidade é para avançar. passado dia 13, na localidade de Verín (Espanha), diferentes dirigentes e/ou representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Eixo Atlântico, Deputación de Ourense e as Câmaras de Chaves e Verín participaram naquela que foi a primeira reunião de trabalho com vista à implementação do projecto. No encontro, foram definidas as linhas de actuação para a criação de um espaço de colaboração, “que visa proporcionar a Chaves e Verín novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento económico, quer através da captação de fundos comunitários e investimentos privados”.

"O Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho, em discussão pública até 17 de Outubro, está a ser contestado pelos municípios de Bragança e Vinhais e respectivas juntas de freguesia, por ser “demasiado restritivo e proibicionista”. O Plano é ainda contestado por proibir, concretamente, a instalação de parques eólicos. A construção de barragens e açudes para abastecimento de água e uso agrícola ou florestal fica condicionada, mas não é interdita, o que poderá deixar uma porta aberta à construção da barragem das Veiguinhas."
Nota: Esta é a altura para protestar. Temos até dia 17 de Outubro.

Bragança procura apoio para Ecocidade. A Câmara Municipal de Bragança lançou um concurso público para ajuda à pré-instalação de um Centro de Inovação e Elaboração do Plano Estratégico para a Ecocidade.

"Sónia Araújo é a partir de hoje à noite co-apresentadora do programa ‘Luar’, na TV Galícia, a par com Xosé Ramón Gayoso e Neves Rodríguez. O formato, que vai para o ar à sexta-feira, em horário nobre, há 16 anos, “tem uma base musical muito forte”, como explicou ao CM o realizador do programa Manolo Abad. O mágico Luís de Matos tem encantado os galegos com a sua presença semanal no‘Luar’. "Queremos ampliar o leque de convidados portugueses “.A aposta na Língua Portuguesa foi aliás uma das razões que levou a que a produção convidasse a apresentadora do ‘Praça da Alegria’ na RTP 1, para ser co-apresentadora do ‘Luar’, que apenas na última semana ficou em segundo lugar na tabela de audiências espanhola."


Removida a última grande lixeira do Douro Património Mundial.

Região de Chaves aposta no combustível alternativo. Biodisel reduz emissão de dióxido de carbono em 75%. Três empresários de Chaves abriram a primeira empresa de transformação de óleos alimentares usados em combustível.

Sem comentários:

Leituras recomendadas