20070920

Leituras 20080920

·         Europa desafia Portugal a avançar já com as regiões;

·         Uma via possível para a reorganização administrativa do Continente: Círculos eleitorais para a AR: Distritos para NUTS3 ?

·         Vale do Sousa: Actividades de enriquecimento curricular e aproximação cultural com a Galiza;

·         Arcos de Valdevez: Homem morre após ambulância ter estado parada por ordem da BT; Se houvesse governo regional ou qualquer coisa parecida, já teriam rolado cabeças. Assim, as responsabilidades diluem-se até chegar a Lisboa.

·         Para os adeptos da independência do Norte de Portugal: Ameaça de Global Balkans e guerra no Médio Oriente, fim da Bélgica, ingleses e escoceses favoráveis à independência da Escócia, o que já sabemos de Espanha, e os vários movimentos secessionistas dos EUA. Continuo a achar que o Norte não precisa de independências, mas sim mais auto-governo e maturidade.

·         Low cost forçam mudanças e ameaçam OTAs, Alcochetes, TAPs, ANAs e outros monopolios dos estados centrais: Alitália cede metade do aeroporto de Milão a low costs,  Easyjet equaciona rotas internas em Portugal, eventualmente o Porto-Lisboa, «matando» à nascença o CVE respectivo, novo aeroporto de Atenas, uma espécie de OTA, é tão caro que lá não pousam low costs. Mais argumentos para Portela+N, sem OTAs nem Alcochetes, portanto. É preciso continuar atento a isto.

7 comentários:

Anónimo disse...

Depois de acompanhar durante algum tempo este Blog dedicado ao Norte de Portugal e de reparar no vosso texto de "acolhimento" ao Blog que passo a citar: "Objectivos do blogue: Promover o desenvolvimento da região Norte, combatendo o desenvolvimento unipolar de Portugal". Pergunto-me a mim mesmo.
- Será que o Norte apenas se restringe ao minho e Grande Porto?
Com toda a certeza, não é. Embora o queiram fazer entender.
Vamos lá então a combater verdadeiramente o desenvolvimento unipolar e deixar de contribuir ainda mais para o desenvolvimento unipolar dentro do desenvolvimento unipolar, ou pelo menos alterem os objectivos do vosso Blog.

Jose Silva disse...

Caro T-O-M,

Tenho dificuldades em recolher notícias da sua região. Convidei inclusivé um participante seu conterraneo para escrever aqui. Infelizmente TMAD tem a mesma população que o concelho de Gaia, com a mesma proporção de notícias e de leitores...

De qualquer modo, os seus contributos são bemvindos. Deixe aqui as suas sugestões.

PMS disse...

De facto, frequentemente procuro notícias de trás os montes, e creio que até consegui uma ou outra vez, mas na verdade praticamente não há notícias de trás os montes. Do Douro ainda se conseguem algumas coisas.

Uma vez que não tenho grande acesso a jornais locais, e não conheço ninguém da região, estamos um pouco dependentes da ajuda de "locais" de TM.

Faz bem em alertar para esse ponto, para garantir que o temos sempre presente. Afinal, o "provincianismo" (olhar para o próprio umbigo) é uma característica humana, e só pode ser contrariada pela vontade consciente. De resto, contamos com a sua ajuda para nos indicar algumas notícias / temas que considere relavantes.

António Alves disse...

exacto! seria muito mais útil do que começar logo a criticar sem razão. está na hora de começar a contribuir para que a sua região não caia no esquecimento. em vez de perguntar o que os outros podem fazer por si, comece você mesmo a trabalhar em prol de Trás-os-Montes. cá o esperamos e lhe daremos acolhimento.

Anónimo disse...

É com grande satisfação que vejo o reconhecimento de algum “provincianismo” da vossa parte, independentemente das razões e de aceitarem esta crítica como construtiva. Embora, eu também reconheça, que este Blog é da vossa inteira responsabilidade e gozo, no entanto, utilizar a expressão Norte de Portugal sem olhar para ela como um todo não me parece o mais correcto. É também verdade, que só com o contributo de todos poderemos levar a bom “porto” esta luta, mais que justificada, pela Região Norte, e deixo desde já o meu agradecimento pelo convite, embora a minha disponibilidade actual não seja muita mas, tudo farei para contribuir neste Blog e assim torná-lo o mais rico possível.
Por coincidência ou não, hoje já houve uma grande expansão geográfica relativamente a notícias e outros assuntos de interesse à gente do Norte. Espero que continuem assim.

PMS disse...

Não foi coincidência : )

Aliás, uma das notícias parece-me de algo que deveriamos começar a acompanhar de perto: o objectivo de eurocidade de Chaves-Verin.

Nota: Para contribuir, basta deixar um link relevante a um comentário num post recente. Não seria a primeira vez que publicariamos sugestões.

Anónimo disse...

obrigado pelas informaçoes relativas à independencia.
Penso que o norte so teria a ganhar e nao perderia nada, mas bem sei que voces nao concordam.
Mas obrigado pelas noticias.
Continuaçao de bom trabalho pelo norte.

Leituras recomendadas