20071112

Mário Lino e a batota das falsas decisões políticas

1- Se Mário Lino pretende usar batota, bem podia ser um pouco mais inteligente.

O estudo da RAVE decidiu criticar a opção da CIP em fazer o TGV pela margem esquerda do Tejo. Em que afecta isto a opção do aeroporto em Alcochete? EM NADA! A Rave apresenta uma solução alternativa para servir este aeroporto.

Sendo assim, Alcochete continua a ser a opção mais barata (entre 1.500M€ a 3.000M€ de poupança), mais escalável, e melhor localizada num quadro ibérico.

Nota: O erro da CIP foi querer encontrar poupanças para um aeroporto noutras áreas, isto é, no TGV. Mas tendo em conta que (segundo a RAVE), este apenas vai servir 250.000 pessoas (i.e. 5% da procura total), se fazer o TGV até ao aeroporto for muito caro, não há problema. Faz-se aeroporto com ligação ferroviária convencional. Alcochete não precisa destes extras. Os 25% a 30% de poupança e a proximidade de Lisboa batem a OTA aos pontos.

2- Mário Lino insiste na opção política. Este fim de semana, Daniel Bessa, no expresso, repetiu o que eu já aqui tinha afirmado (ponto 2): a necessidade de reafirmar que é uma opção política apenas indicia que essa opção já está tomada, e que não será a solução que mais valor cria para o país. Quem está certo de tomar boas decisões não tem medo da transparência.

Tendo em conta a subida do PSD nas últimas sondagens (perdendo o PS a maioria absoluta), estará o PS tão vendido ao lobby do betão que está disposto a perder as próximas legislativas? Prevejo uma queda de pelo menos 5% nas sondagens se a opção for pela OTA.

Nota2: O único espaço que poderia haver para "decisão política" seria a análise risco vs. benefício (e também esta pende, e de que maneira, para Alcochete).

Ler também João Miranda, a propósito do Aeroporto gratuito para os contribuintes.

2 comentários:

CA disse...

Há que esperar e ver os estudos da RAVE. As estimativas que havia é que seria sempre mais barato fazer o TGV pela margem esquerda do Tejo porque o relevo na margem direita encarece muito a construção de uma linha de alta velocidade.

Estes sound bites da RAVE sem apresentação dos estudos permitem suspeitar que nem a RAVE acredita que seja mesmo como quer sugerir.

Jose Silva disse...

Excelente Pedro !

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