20071121

Gestão Regional do Aeroporto I

Há questões em que deviamos todos estar de acordo, de norte a sul. A questão da gestão regional do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (ASC).

A gestão regional do ASC permite introduzir concorrência na gestão das infraestruturas aeroportuárias em Portugal. Isto tem vantagens tanto para a região Norte, como para a região de Lisboa.

Vantagens da concorrência para os cidadãos Lisboetas:
- Redução das taxas aeroportuárias
- Melhoria da gestão aeroportuária e qualidade de serviço (nomeadamente as perdas de malas)
- Aumento do número de turistas na região (via redução de taxas e melhoria do serviço)
- Redução do número de voos de interligação (i.e. que não tem por objectivo a ligação a Lisboa, mas a outra cidade), aumentando a disponibilidade para voos que servem os lisboetas e os estrangeiros que querem visitar Lisboa
- Fim da subsidiação a uma infraestrutura deficitária (ASC).

Vantagens da concorrência para os cidadãos Nortenhos:
- Adequação (redução) das taxas aeroportuárias ao nível de utilização do aeroporto (40%).
- Aumento do número de ligações, reduzindo a situação periférica da região.
- Aproveitamento de todas as externalidades da infraestrutura, nomeadamente no turismo, podendo aumentar o PIB da região até 1,5%, com a actual capacidade instalada (3%-5% com expansões).
- Reforço do potencial do eixo Aveiro-Viana como plataforma logística do Noroeste Atlântico.
- Aumento da atractividade da região como destino de negócios.
- Transformação do ASC numa infraestrutura superavitária.
- Rentabilização da ligação Porto-Braga-Vigo.

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