Portela+1 pode trazer poupanças de dois mil milhões de euros ao erário público - Público
O presidente da TAP já aceita discutir a solução Portela + 1 caso o aeroporto da capital seja inteiramente direccionado para a operação da trasportadora nacional - Jornal de Negócios
Opção Portela+1 prevê abandono da Portela logo que o aeroporto se mostre incapaz de satisfazer a totalidade do tráfego que o demanda, o que «nunca será antes de 2017», mas provavelmente em 2030. - Sol
O estudo defende também que a opção «Portela + Montijo» permite uma poupança de 3,6 mil milhões de euros relativamente ao projecto de construção do aeroporto na Ota, na hipótese de não abandono da Portela. E mesmo num cenário de necessidade de reforço das rede viária, com um investimento extraordinário de 700 milhões de euros na adaptação da Terceira Travessia do Tejo, a opção Portela + Montijo garante uma vantagem de quase 1,5 mil milhões de euros. - Diário DigitalOpção Portela+1 permite ter aeroporto 'low cost' já em 2010. Até ao abandono da Portela, previsto nos casos da localização na Ota ou em Alcochete, para 2017, o actual aeroporto «poderá entrar em colapso, exigindo a construção de uma infra-estrutura temporária». Ao contrário, a opção Portela+1 «está pensada para aproveitar ao máximo as opções que o novo aeroporto pode proporcionar» e permitir aproveitar o «investimento afundado» na Portela, actualmente objecto de um plano de expansão, que vai custar cerca de 400 milhões de euros. - Sol. (Nota: O estudo prevê ainda o aumento da capacidade da Portela até aos 18 milhões de passageiros)
Na edição em papel vinha, no entanto, uma notícia em que se afirmava que o governo apenas iria analisar as opções Ota e Alcochete. Espero que ignorar as opções mais baratas e escaláveis não seja um dos critérios para a decisão políticas. Mas não estou preocupado. O governo não tem outra hipótese que não seja considerar este estudo. Até porque a oposição não o permitirá.
Sem comentários:
Enviar um comentário