20080117

Metro de Lisboa ganha o prémio de "O mais ineficiente do Mundo"

"Os custos operacionais de exploração do metro da capital são os mais elevados entre 14 metropolitanos estudados em todo o Mundo. Os mais “económicos” custam três a quatro vezes menos.

O Metro de Lisboa é dos metropolitanos mais caros em todo o Mundo. Segundo um estudo recente de uma consultora internacional especializada em transportes, a que o Diário Económico teve acesso, o Metro de Lisboa é mesmo o mais caro em termos de custos operacionais de exploração em 2005, entre um conjunto de mais treze sistemas de metropolitano analisados em todo o Mundo.“ (Diário Económico)

Mais um prémio para Portugal. Curiosamente, o Governo não descansou enquanto não implementou no Metro do Porto (com resultados muito superiores a Madrid e Paris) o mesmo sistema de (des)governação do Metro de Lisboa, que "tão bons resultados tem dado".

4 comentários:

Jose Silva disse...

Excelente detecção Pedro !

R. da Cunha disse...

Pois é, mas quando se trata do Metro do Porto ou da Casa da Musica, todo o mundo sulista arma um escarcéu do camandro.

PMS disse...

Estamos cá para não ter memória curta.

O Norteamos já tem recolha de material suficiente para fazer corar de vergonha qualquer "elitista" que não vê o que se passa na sua própria terra.

Mas o centralismo é mesmo assim que funciona: cabe aos autarcas pedir o máximo, sem preocupações de eficiência. Afinal, não são eles que têm o ónus de cobrar os impostos, nem lhes afecta o orçamento. Ficam apenas com o brilharete. E é isso que tem de ser mudado.

Krold disse...

Esta situação é escandalosa, mas mais tarde ou mais cedo os portugueses hão-se acordar. Voltei aqui hoje depois de já ter lido o post - começo a ser assíduo do Norteamos, pois encontrei na net um apontamento que justifica e corrobora este meu pensar.
Encontrei num site de seguros (reparem que não é um blog tradicional nem um espaço politizado ou de troca de opiniões) encontrei uma rábula deliciosa que com humor critica este estado de coisas em que o centralismo cada vez nos enterra mais a todos. O artigo está em http://www.seguros-mais.com/index.php/2008/01/20/o-maior-outdoor-de-seguros/

Leituras recomendadas