20080122

As consequências para o Norte de confiar em Lisboa

Tal como no tempo de Guterres o «mainstream media» comprado com publicidade institucional sustenta o Governo até este implodir. Estamos numa situação destas, inclusivé com episódios hilariantes como este: «O chefe de Governo português continua a apostar numa mensagem de optimismo. «Mais uma vez é preciso reagir com confiança e segurança (ao actual crash nas bolsas). Estou aqui para resistir a todas essas mensagens negativas, porque o país precisa de confiança em si próprio», afirmou José Sócrates.»

Apesar do ruído ideológico, para se ter uma noção correcta da realidade, recomendo este resumo em 3 minutos do economista Carlos Carvalhas. Alternativamente e também apesar da ideologia libertária, recomendo as análises económico-financeiras de Pedro Arroja aqui.

Lição muito importante e verdadeira: O Norte nunca deveria confiar nas análises políticas, económicas e sociais com origem em Lisboa. Historicamente conduzem Portugal a becos sem saída. Os do Norte, há 3 anos deviam ter votado em quem disse que Portugal não é Lisboa no dia em que chegou ao Governo. Agora aprendam. E preparem-se para a recessão a sério que ai vem.

Sem comentários:

Leituras recomendadas