As recentes viagens do 1º Minístro ao serviço da EU, refrescaram-lhe as ideias e fizeram-no perceber que afinal o Norte movimenta-se pelos mesmos interesses geo-económicos que ocorrem em grande escala a nível mundial. Liberto da «assessoria» lisboeta, Sócrates compreende melhor agora que as reclamações do Norte fazem sentido e que se as ignorasse correria riscos eleitorais em 2009. Paralelamente o lobby financeiro-betoneiro desinteressou-se do NAL dado que já não é tão rentável. Assim, o Governo já está a mudar gradualmente de posição como os factos demonstram:
- O NAL era uma PPP com investimento público + financiamento privado + privatização do monopólio público ANA. O consórcio privado vencedor já não tem ao seu dispor crédito barato. A rentabilidade do projecto para os privados fica desde logo em causa;
- Os monopólios privados na gestão aeroportuária (e todos os restantes, diga-se) são colocados em causa e governo já admite concessionar a gestão do ASC a privados.
- Recessão mundial em 2008 provoca redução da procura de transporte aéreo; Michael O’Leary, CEO da Ryanair prevê «que nos próximos meses haja uma crise séria na aviação»;
- Minístro do Ambiente já nega a OTA;
- Fernando Pinto (TAP) aceita Portela e esquadra da base aérea do Montijo é transferida para Beja;
- Surgiram nos últimos meses projectos novos projectos, mais seguros, como a negociata das Estradas de Portugal, novas concessões de auto-estradas, plano para a construção de mais 10 barragens que compensam o lobby financeiro-betoneiro;
Em política, o que parece é, diz-se. A alteração de posição começou por cima, mas lentamente irá descer ao MSM e aos autarcas do Oeste. A arraia miuda é sempre a última a saber.
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