João Cravinho afirma que o NAL na margem sul significa regressar ao modelo de desenvolvimento territorial de Marcelo Caetano. Mas que modelo era este ? Alguma pesquisa:
- «Na sequência do III Plano de Fomento (1968/1973) e das preocupações aí manifestadas quanto à preponderância de Lisboa e Porto»
- «Na vigência do III Plano de Fomento, o Secretariado Técnico da Presidência do Conselho de Ministros, publicou, em 1972, um estudo denominada “Aspectos institucionais das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”, onde se preconiza a constituição de uma estrutura organizacional específica, para os territórios mais influenciados pelas duas grandes cidades de Lisboa e Porto, circunscrevendo 19 Municípios para Lisboa e 9 para o Porto».
Ora aparentemente o que Marcelo Caetano queria era a manutenção de Portugal com 2 grandes polos de desenvolvimento: Lisboa e Porto, ou Norte e Sul. Se é isto que incomoda Cravinho e se ele aposta na OTA e não em Coimbra, então já se deduz o objectivo: Centralizar em Lisboa e arredores o desenvolvimento de Portugal, a célebre «Drenagem» !
Porém, chega atrasado. Novo sinais do cancelamento da OTA e mega-Alcochete estão ai: Operação Furacão atinge apoiante da OTA e LNEC adia divulgação dos seus estudos para 2008.
Sem comentários:
Enviar um comentário