20071230

Minho a duas velocidades

Já há muitos anos que as províncias perderam qualquer poder. Antigas províncias como Beira Litoral ou Alto Alentejo morreram. Hoje fala-se em Alentejo, fala-se em Minho, na Beira apenas para tentar indicar onde fica um ou outro local. Tratam-se de regiões com as mesmas características físicas, porque humanas há muito que já não tem as mesmas características, pelo menos não no Minho (distrito de Viana do Castelo e de Braga).

Como Alto Minhoto, não ambiciono de forma alguma um desenvolvimento igual ao do distrito de Braga. Com o toda a amizade que tenho com concelhos como o de Braga, Famalicão, Guimarães, Vizela etc, não queria nenhum concelho do Alto Minho no estado em que estão os concelhos mais a sul.

No entanto, e porque acredito num desenvolvimento sustentável para o Alto Minho, ambiciono e exijo como cidadão uma igualdade de oportunidades, nomeadamente no que toca ao mundo ferroviário.

No mesmo Minho onde circulam Alfas Pendulares e Intercidades circulam também mais a norte comboios dos anos 70, uns remodelados outro nem tanto, com escadas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, ausência de sinalização sonora para pessoas invisuais e ausência de climatização para o total conforto quer de Verão, quer de Inverno.

O que tem em comum a estação de Barcelos com a de Famalicão? E a de Vizela com a de Valença? há uns anos atrás tinham muito, depois veio um tal de EURO2004 que permitiu modernizar todas as estações que ficavam a caminho de Braga e Guimarães. As que ficam a caminho de Vigo e da restante rede galega podem continuar sem plataformas levantadas (também os comboios facilitam o acesso ao seu interior), podem (muitas delas) continuar fechadas, e sem sala de espera, além disso tem um horário rasgado e molhado afixado na parede do lado de fora que serve muito bem.

Uma coisa é certa, no Alto Minho o serviço é mais fraquinho mas também é bem mais barato, ora vejamos os preços para as cidades euro2004: Braga - Porto: 2€, Guimarães -Porto: 2€.Cidades sem estádio ou sem futebol: Barcelos - Porto 5,7€, Viana - Valença 2,9€, Viana- Famalicão 2,9€. Atenção que estamos a falar de distancias iguais às que ligam o Porto à cidade dos arcebispos e de D. Afonso Henriques. Hmm, afinal os preços também não ajudam muito.. Vá, estou a ser injusto, porque é bem possível ir de Barcelos ao Porto por 3€, basta para isso que mude de comboio em Nine (A estação que tem uma placa alusiva à igualdade dos cidadãos da UE) e demore mais 30 ou 50 minutos. Mais uma curiosidade: Valença - Porto, quase 10€ no INternacional que em Portugal é cobrado a preços de interregional e em Espanha a preços de regional.

Mas mais engraçado é fazer uma viagem entre Guimarães/Braga e o Alto Minho. Caro leitor não se meta nisso, prepare-se para 3h de viagem (no caso de Guimarães) ou então vir de Braga, chegar a Nine e o comboio que ia para Valença ter partido há 2 mins atrás (Está no horário), e ouvir uma justifcação do género: "voce não vê que são empresas diferentes??Que uma é CP Porto e outra é CP regional???" Realmente é preciso ser muito tapado para não ver que lá por pertencerem as duas à CP não tem nadinha a ver uma com a outra.

Pronto já chega...Resta esperar pelas melhorias prometidas em 2015 aquando a conclusão do AVE, se a linha não fechar antes disso.

Bom ano a todos

2 comentários:

António Alves disse...

Tem toda a razão. A construção da nova via Porto-Galiza não pode fazer esquecer a vetusta Linha do Minho de Nine em diante. É importantíssima para o desenvolvimento turístico do litoral a norte de Viana, das margens do Rio Minho e também para ligar o porto de Viana à rede ferroviária nacional. Esta é uma ligação que urge exigir a sua concretização com urgência.

António Alves disse...

ah... e é verdade, no Minho há gente que se preocupa apenas com o estado das pedras da sua própria rua.

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