20071209

JS de Bragança e de Vila Real

Os jovens socialistas transmontanos defenderam ontem a criação da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro como a melhor solução para promover o desenvolvimento e responder às especificidades dos distritos de Vila Real e Bragança. Numa iniciativa que dizem ser inédita a nível nacional, os militantes dos distritos de Vila Real e Bragança, juntaram-se num congresso que decorreu em Vila Real, para criar a Confederação Regional dos Jovens Socialistas Transmontanos.Fernando Morgado, presidente da Federação da JS de Vila Real, salientou que o "grande objectivo" desta confederação, que vai agregar cerca de 3000 militantes daqueles dois distritos, "é bater-se pela instituição da regionalização". Os participantes aprovaram ainda uma moção "por unanimidade e aclamação" em defesa da criação da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro. "Entendemos que é esse o modelo que melhor vai de encontro às nossas expectativas de desenvolvimento e às especificidades que vivemos nestes distritos e que são diferentes daquelas que se podem constatar nos outros distritos", afirmou Fernando Morgado.Bruno Veloso, presidente da JS de Bragança e o primeiro a assumir a liderança da nova confederação, referiu que os jovens militantes querem "reacender o debate sobre a regionalização" e, ao mesmo tempo, preparar argumentos que melhor fundamentem o modelo de organização administrativa escolhido. O actual Governo assumiu o compromisso de avançar com a criação das regiões na próxima legislatura.

A JS a lutar pela regionalização, faz muito bem. As Regiões são imprecindíveis ao desenvolvimento económico, social e cultural. Trás-os-Montes e Alto Douro devem ser uma região, assim como o Minho e a AMP, no Norte.

8 comentários:

Suevo disse...

Cada vez mais desnorteados.

“As Regiões são imprecindíveis ao desenvolvimento económico, social e cultural. Trás-os-Montes e Alto Douro devem ser uma região, assim como o Minho e a AMP, no Norte.”

Vejamos a incoerência dos desnorteados, Minho,trás os montes e amp devem ser uma região … no norte… então o que é o norte? Ah, já sei, é um ponto cardeal.

Então e porque só três regiões no tal norte, que afinal não é região? Será que os desnorteados confundem regiões com NUT3?
O alto Minho não pode sofrer o centralismo de Braga, e o litoral minhoto não deve estar na mesma região que Celorico de basto. Um verdadeiro desnorteado deve defender 20 regiões no tal norte.

Para os desnorteados cada autarquia é uma região, por isso é que gostam do relvas.

Vizela é uma região que se conseguiu libertar do centralismo de guimarães.

Objectivos dos desnorteados.

Promover o desagregação e o desaparecimento da região Norte, combatendo o Portocentrismo e incentivando o Bragacentrismo e o VilaRealcentrismo.
Fazer opinião juntos dos residentes, ajudando a destruir uma consciência regional.

josé manuel faria disse...

Vizela é um Concelho que se libertou do de Guimarães.

O Norte é muito diverso ( geografia, geologia, economia, sociologia, políticamente), por isso 3 regiões.

De um norteado.

Jose Silva disse...

Parabens, Suevo, pelo seu sentido de humor.

Suevo disse...

“O Norte é muito diverso ( geografia, geologia, economia, sociologia, políticamente), por isso 3 regiões.

De um norteado.”

Eu tenho alguma dificuldade em compreender como é que alguém se diz norteado, e depois diz que o norte é muito diverso e deve ter 3 regiões.

Já percebi que para os auto-intitulados norteados o norte não é uma região, mas sim três regiões, então é caso para perguntar, o que é o norte? Uma região não é, é um ponto cardeal?

josé manuel faria disse...

Caro Suevo não entendeste, paciência.

Ou não queres perceber?

Suevo disse...

Não entendo, e pelos vistos o proprio norteado não entende, tendo em conta a sua incapacidade em responder objectivamente à pergunta.

Vou repetir.

"Já percebi que para os auto-intitulados norteados o norte não é uma região, mas sim três regiões, então é caso para perguntar, o que é o norte? Uma região não é, é um ponto cardeal?"

josé manuel faria disse...

Estás a confundir o conceito territorial-Norte com o administrativo-Norte (3 regiões).

fernator5 disse...

“O Norte é muito diverso ( geografia, geologia, economia, sociologia, políticamente), por isso 3 regiões.

Seguindo a mesma lógica, Portugal do Minho ao Algarve ainda é mais diverso e está mais distante do norte até ao douro ou até ao mondego.
Portanto 3 nações, 3 países independentes.

Leituras recomendadas